O sul, especialmente o Algarve, é a zona do país escolhida pela maioria dos líderes políticos para as férias, sendo o deputado do PAN o único a viajar para o estrangeiro, com China, Tibete e Nepal como destino.

Com a chegada do mês de agosto, são muitos os portugueses que gozam as suas férias e os políticos não são exceção, distribuindo-se o descanso de quem comanda os destinos do país de norte a sul, com maior incidência no Algarve, passando ainda pelo arquipélago dos Açores e por uma incursão internacional à China, Tibete e Nepal.

Apesar de estas serem as primeiras férias desde que foi eleito Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa não mudou os velhos hábitos e vai, como todos os anos, para o Algarve, em família, de 10 a 24 de agosto, segundo informação avançada por fonte oficial de Belém à agência Lusa. Antes, o primeiro-ministro, António Costa, descansará da azáfama do seu primeiro ano governativo apenas “uns dias na primeira semana de agosto” e ficará, de acordo com o seu gabinete, “com a família no sul de Portugal”.

André Silva estreou-se em outubro como o primeiro – e único – deputado do PAN a chegar ao parlamento, mas no período de pausa dos trabalhos parlamentares ruma para bem longe da Assembleia da República nas primeiras três semanas de agosto

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Entre os desafios de aprendizagem constante das minhas novas funções enquanto representante único de um novo partido na Assembleia da República e as minhas funções internas na atividade de um movimento em crescimento e expansão, ainda não foi possível parar para balanço e descanso desde a preparação para as legislativas de outubro de 2015. Por isso este ano vou fazer uma viagem a uma região onde nunca estive, ao ‘teto do mundo’, o Tibete, passando antes pela China e fazer uma passagem final para o Nepal”, explicou André Silva numa mensagem enviada à agência Lusa.

Se nas primeiras semanas o deputado do PAN terá a companhia da mulher “para ter um contacto profundo com a natureza, sobrevoar a mais alta cordilheira montanhosa do mundo, os Himalaias, e percorrer o planalto tibetano”, na última semana André Silva viajará sozinho até ao Nepal, “num contexto mais espartano em contacto constante com a natureza para sossegar a velocidade supersónica habitual da mente”.

O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, viajou da liderança do executivo para a oposição na sequência das últimas eleições e fará, segundo informação oficial, “férias este ano onde sempre fez, com a família, na Manta Rota, no Algarve, na primeira quinzena de agosto”.

Também no Algarve estará a presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, no primeiro período de descanso desde que substituiu Paulo Portas na liderança dos centristas, tendo escolhido “a segunda e a terceira semana de agosto para ir para o Algarve, como sempre, com a família”.

Já a coordenadora do BE, Catarina Martins, vai estar de férias em Portugal, no norte do país e nos Açores, com a família, na primeira quinzena de agosto.

O parceiro de geringonça, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, rumará “a sul, com a família, de fim de julho ao princípio de agosto”.

A deputada do PEV Heloísa Apolónia também escolheu o mês de agosto para repousar dos trabalhos parlamentares e “triangulará entre Lisboa, Costa Alentejana e Algarve”.