O Reino Unido poderá avançar no outono com um plano para travar a deterioração especulativa da economia britância relacionada com o ‘Brexit’, afirmou hoje o novo ministro das Finanças britânico.

Philip Hammond estimou que vai persistir uma “dose de incerteza” até ao final das negociações entre Londres e a União Europeia (UE).

O ministro falava aos jornalistas no final de uma reunião dos ministros das Finanças e governadores dos bancos centrais do G20, em Chengdu, na China.

“Temos a opção de [definir] uma resposta orçamental, o que faremos segundo o nosso próprio calendário, perto do nosso ‘discurso do outono'”, o orçamento retificativo apresentado pelo governo, explicou Philip Hammond.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As estatísticas disponíveis permitem a Londres “chegar a conclusões adequadas acerca da necessidade de um plano de relançamento orçamental”, acrescentou o responsável, recentemente nomeado pela nova primeira-ministra britânica, Theresa May.

O ministro escusou-se a especificar o que podem conter as possíveis medidas de crescimento da despesa pública.

De qualquer modo, “um novo quadro” orçamental será revelado no outono “para trazer clareza aos investidores”, insistiu Philip Hammond.