Talvez queira criar um videojogo. Melhor: talvez até tenha um projeto na gaveta, à espera de um qualquer apoio. De uma forma ou de outra, se fazer um videojogo está nos seus horizontes, esta poderá ser a sua oportunidade. A partir desta segunda-feira, 25 de julho, arranca a segunda edição dos Prémios PlayStation, uma iniciativa na qual os jovens portugueses podem apresentar os seus projetos e, quiçá, acabar a desenvolver um jogo para a consola da Sony.

Antes das explicações, os requisitos. Segundo os promotores, podem participar “todos os estúdios, estudantes universitários, jovens programadores e empresas portuguesas que tenham faturado menos de 100.0000 euros” no ano passado. Depois, para se candidatar, terá de criar uma equipa para o projeto, onde devem constar “pelo menos três tipos de perfis”: game designer, programador e artista. As candidaturas podem ser feitas no site do concurso até ao próximo dia 21 de setembro.

Só 20 projetos irão passar à fase seguinte. Os finalistas serão conhecidos a 11 de outubro e os projetos serão apresentados ao júri num evento em novembro, ainda sem data marcada. A equipa vencedora receberá 10.000 euros de financiamento, um kit de desenvolvimento para a PlayStation 4, um espaço para trabalhar em Lisboa por dez meses, uma campanha promocional no valor de 50.000 euros nos canais da própria marca e a oportunidade de, finalmente, publicar o jogo na rede PlayStation Network (PSN).

Existem, ainda, outras cinco categorias secundárias com prémios para o jogo mais inovador, para o jogo com a melhor arte, para o que tenha a melhor utilização das plataformas da consola, para o melhor jogo infantil e, ainda, para o jogo preferido da imprensa especializada.

Este é o link para a iniciativa.

Na edição passada, mais de 50 equipas apresentaram projetos no âmbito da iniciativa e a equipa portuguesa Fun Punch sagrou-se a vencedora do concurso, com o videojogo Strikers Edge, um título de combate onde “os jogadores lutam contra guerreiros”, explica a Sony em comunicado. O videojogo deverá chegar à PSN “ainda este ano”, garante a empresa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR