A Federação Internacional de Natação (FINA) anunciou estas segunda-feira a exclusão de sete nadadores russos dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, por incumprimento das regras antidopagem definidas pelo Comité Olímpico Internacional (COI).

Os atletas em causa são Nikita Lobintsev, Vladimir Morozov e Daria Ustinova, cujos nomes aparecem no relatório McLaren, e de Mikhail Dovgalyuk, Yulia Efimova, Natalia Lovtcova e Anastasia Krapivina, excluídos pelo próprio Comité Olímpico Russo (COR).

No momento de tomar esta decisão, a FINA diz ter tido em conta três fatores.

O primeiro era a de que o nadador não aparecesse no relatório McLaren, um documento, solicitado pela agência mundial antidopagem (AMA), cujas conclusões apontam para um esquema organizado de ‘doping’ na Rússia, com a colaboração estatal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em segundo que a sua inscrição estivesse condicionada a um controlo antidoping supervisionado pela própria FINA e não pela Rússia e, em último, que o nadador não tenha sido suspenso pelo COR.

Entre os sete nadadores agora excluídos, Nikita Lobintsev, Vladimir Morozov, Daria Ustinova, Mikhail Dovgalyuk, Yulia Efimova, Natalia Lovtcova e Anastasia Krapivina não cumpriam os requisitos.

A FINA adiantou também que voltará a analisar as amostras recolhidas aos nadadores em 2015, nos Mundiais de Kazan, na Rússia, com o objetivo de garantir que apenas aqueles que estejam ‘limpos’ possa competir no Rio 2016.

O organismo mundial da natação é o primeiro a impor suspensões depois do COI ter deixado nas mãos das federações a exclusão de atletas, no âmbito do escândalo de doping que tem afetado a Rússia e que levou o atletismo a banir todos os atletas russos.

Entre os nadadores hoje mencionados Vladimir Morozov e Nikita Lobintsev foram medalhas de bronze nos 4×100 metros livres nos Jogos de Londres 2012, bem como Yulia Efimova, bronze nos 200 metros bruços.

Além dos nadadores, também três remadores foram excluídos. Beniamin But, presidente da federação de remo, disse que Korobelschikov, Podshivalov e Balandin não vão participar nos Jogos Olímpicos 2016.