Há dois desafios para quem usa óculos: conseguir maquilhar-se (sem os óculos postos) e acertar na maquilhagem de olhos que fica realmente bem por trás das lentes. Sendo um acessório — para quem só os usa para trabalhar — ou uma necessidade do dia-a-dia, a verdade é que os óculos acabam por dominar o rosto. Algumas mulheres que os usam diariamente partilharam com o Observador alguns dos seus principais problemas: pintar demasiado os olhos fica muito pesado debaixo dos óculos, há armações que não combinam com olhos pintados e a eterna dualidade — olhos ou lábios? — são os mais comuns. Respondemos a estas e outras dificuldades com alguns truques simples que vão facilitar a sua vida.

Maquilhar sem os óculos

Para quem tem a visão muito desfocada e procura fazer uma maquilhagem de olhos pormenorizada, como um risco de eyeliner bem desenhado, o desafio reside em conseguir fazê-lo de facto sem os óculos postos. O ideal será comprar óculos próprios para maquilhar, cujas lentes são móveis ou dobráveis e, enquanto pinta um olho, ter a lente no que está aberto para conseguir focar e coordenar tudo. Quem não tem destes óculos, ajuda ter um espelho de ampliação mas nunca será tão eficaz.

Bases e corretores

Tudo o que aplicar na pele terá de ser à prova de água e suor, caso contrário vai criar linhas sob os óculos e nos cantos do nariz e, ao longo do dia, vai começar a borrar nestas zonas. Se acha que, por usar óculos, as olheiras não se tornam visíveis, acontece exatamente o oposto: o vidro das lentes escurece a zona e cria um aspeto cansado. Além disso, as armações mais grossas também tendem a criar uma sombra no rosto — os corretores de olheiras podem ser um pouco mais claros que o tom natural da pele para neutralizar este escurecimento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

White Background, Ski Vest, Fashion, Student, Fringe, Posing, Photography, Portrait, Young Women, Group of Objects, Fashion Model, Winking, Color Image, 25-29 Years, Holding, Intelligence, Beauty, Caucasian Ethnicity, One Person, Abundance, Choice, Variation, Confidence, White, Indoors, Waist Up, Looking At Camera, Studio Shot, Front View, Blue Eyes, Blond Hair, Long Hair, Eyeglasses, Casual Clothing, beautiful woman, Pouting,

Se usa armações grossas, não se esqueça do corretor de olheiras. (Foto: Getty Images/iStockphoto)

Olhos ou lábios?

A regra aqui é a mesma com ou sem óculos: se carregar nos olhos, os lábios querem-se mais suaves. Mas tem de ter em atenção também o tipo e cor das armações. Quanto mais coloridas ou marcantes as armações, mais neutra deve ser a maquilhagem, tanto em cor como em intensidade, para criar equilíbrio.

Lentes que aumentam e diminuem os olhos

Há alguns truques que podem ajudar quem usa este tipo de lentes.

  • No caso das lentes que aumentam os olhos (hipermetropia ou quem vê mal ao perto) tem de se compensar esse efeito com maquilhagem que dê uma ilusão de olhos mais pequenos: sombras claras e eyeliner fino ajudam, mas tudo tem de ser aplicado com cuidado porque, ao ampliarem os olhos, estas lentes também destacam as imperfeições. Opte por sombras cremosas ou líquidas porque as partículas e brilhos dos pós também são ampliados com estas lentes.
  • Nas lentes que diminuem os olhos (miopia ou quem vê mal ao longe) o objetivo da maquilhagem será abrir o olhar. Faça dégradé de sombras — cores claras no interior e cores escuras no exterior — e aplique eyeliner escuro a acompanhar toda a linha do olho. Pode usar e abusar da máscara de pestanas e usar lápis de contorno de olhos para aumentar o seu tamanho.

Tamanho dos óculos

Se gosta de óculos grandes e retro, pode brincar à vontade com a maquilhagem de olhos porque, ao ficarem totalmente dentro da lente, não tem de se preocupar com armações a bloquear a maquilhagem. Mas se prefere óculos pequenos e discretos, o melhor é também deixar os olhos mais neutros e apostar a cor nos lábios.

Pestanas curvadas sim, alongadas não

Por mais que goste de pestanas longas, extensões ou pestanas postiças, esqueça essa ideia. Vão bater nas lentes, podem sujá-las e tudo isto acaba por se tornar desconfortável. As melhores amigas de quem usa óculos são, além do revirador, as máscaras de pestanas que dão volume e curvatura porque vão elevar ao invés de alongar.

Sobrancelhas equilibram o rosto

As sobrancelhas são um dos principais detalhes no rosto e para quem usa óculos ganham uma importância adicional. Quando os óculos são grandes, acabam por tapar parte das sobrancelhas — se estas estiverem tortas ou com excesso de pelos, toda a zona vai ficar numa grande confusão. E no caso de quem usa óculos pequenos que as deixam a descoberto, as sobrancelhas ganham um poderoso papel ao equilibrar o rosto com os óculos: quanto mais definidas e arranjadas, mais harmonioso o efeito final. Lembre-se que se houver alguma assimetria nas sobrancelhas, esta será muto mais visível porque os óculos servem como referência.