“Estamos determinados em fazer com que a República Popular e Democrática da Coreia (DPRK) entenda que existem consequências reais para estas ações”, disse Kerry aos jornalistas, à margem da cimeira da ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático) na capital do Laos referindo-se ao país (Coreia do Norte) através do nome oficial.

A tensão agravou-se desde que Pyongyang realizou o quarto teste nuclear em janeiro, tendo depois levado a cabo uma série de lançamento de mísseis que segundo os analistas militares demonstram que a Coreia do Norte está a fazer progressos no sentido de conseguir armamento capaz de atacar território norte-americano.

As Nações Unidas já anunciaram sanções contra o regime norte-coreano, mas Pyongyang manteve o programa de lançamento de mísseis, sendo que o último foi efetuado na semana passada.

Na sequência das posições da Coreia do Norte, os governos de Washington e de Seul concordaram no princípio do mês de julho instalar na Coreia do Sul um sofisticado sistema antimíssil na Coreia do Sul.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR