Quer o calor amaine, quer o sol esteja alto, o calendário é irredutível e o mês de setembro chegará depressa. Ainda não é muita a vontade de escolher roupas na paleta matizada de ocres, nem de olhar para horários escolares, mas os emails de diretores de turma, as diretrizes de agrupamentos ou as instruções nos sites dos colégios não vão tardar e, com eles, virão as listas infindáveis de livros e material escolar que obrigam a tirar os óculos de sol e a fazer contas… à bolsa e ao tempo.

Mas por agora ainda é altura de arrastar os chinelos a caminho da praia ou da piscina e de acertar ritmos, mais lentos e contemplativos, próprios das férias e adequados às temperaturas altas. Por isso, não vale a pena ser desmancha prazeres, como a formiga da fábula a roubar o gozo à cigarra artista, e a bradar, qual político: «o futuro prepara-se hoje!». Mas todos sabemos que é verdade.

O que pode ser feito agora com calma, evitará os dissabores stressantes da azáfama futura. Ora, e de que futuro se trata? De hoje em diante e até ao dia 17 de setembro. E o que há para fazer? Preparar o ano letivo dos seus filhos. Isto é? Fazer com que os manuais escolares cheguem, todos, e a tempo do início das aulas. Mas também é preciso ir a banhos…

A abundância de compras no final de um tempo de maior descontração, até em termos de gastos financeiros, faz soar a campainha da contenção de custos e vem a pergunta: “como irei comprar tantas coisas?” E há uma pressão adicional, a dos minutos que passam no cronómetro implacável que começou a contar desde o início das férias e assombra as horas de lazer.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A ideia de reunir os membros da família no carro, munidos de listas escritas em papel, registadas em tablets e fotografadas em smartphones, com sacos na mala, muitos sacos vazios, e rumar para um centro comercial é a última coisa que apetece, até porque a pele ainda exige mangas curtas e arrepia em contacto com o ar condicionado. Mas nem tudo o que parece difícil acaba por sê-lo. Como? Indo às compras sem sair da espreguiçadeira.

Os manuais escolares à distância de um click

O Continente Online preparou-se para que a transição para o novo ano letivo seja feita sem dor. E quem tiver um espírito mais cigarra do que formiga, pode colocar a viola no sofá, aproximar-se da piscina e, com o computador na bandeja dos cocktails, preparar, sem sequer desligar a música, a lista de compras necessária para o ano 2016-2017, que em breve se inicia. Além de carga na bateria, precisa de ter rede de internet. Mais nada.

RA

Aceda aqui ao Continente Online e comece por clicar em “reservar”. Se não sabe quais são os livros escolares adotados pela escola dos seus filhos, selecione o ano de escolaridade, consulte o mapa, escolha o distrito, o concelho e a escola.

A listagem de livros disponíveis aparece no ecrã e basta encomendar os que pretender. Se tiver alguma dúvida quanto à lista, pode consultar aqui a base de dados da Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. Para tal, deverá indicar o concelho onde se situa a escola do seu filho, selecionar o nome da escola e o ano, e depois guardar a lista.

Ainda continua instalado na espreguiçadeira? Então deixe-se estar onde está. Já fez a primeira encomenda e tem mais do que um filho? Depois de feita a primeira reserva de livros, pode elaborar uma segunda lista e proceder à encomenda. Se detetar algum erro ou quiser fazer uma atualização, acrescentar algum livro de apoio, pode sempre atualizar as suas listas.

Entretanto, já terá ido dar um mergulho na água salgada e saboreado um petisco, depois de se ter recolhido num livro de poesia. Sem stress. O Continente Online continua ali. E pode continuar as suas compras quando mais lhe apetecer sem ter de sinalizar a reserva, uma vez que pode pagar só no ato de levantamento da mesma. Tem tempo e está no lugar certo: à sombra do chapéu-de-sol.

Encadernar? Já chega tudo pronto

Quem passou pela experiência sabe o que é estar horas com um rolo transparente autocolante entre as mãos e uma pilha de livros por encadernar. Basta um pequeno deslize, um corte menos reto, uma bolha de ar e lá se vai a encadernação bonita por água abaixo. Sim, o martírio dos livros encadernados acaba aqui, onde começa a sua encomenda. Com ou sem encadernação? A cigarra escolherá «com encadernação».

Quando receber os livros em casa, virão já protegidos para as agruras do ano letivo que se adivinha longo. Antes da entrega, será avisado e poderá optar por levantá-los numa loja física. E agora, retempere mais um pouco, que ainda estamos no verão.

Além desta comodidade, o Continente Online reserva-lhe uma surpresa. Quando tiver efetuado a sua compra, irá receber 10% do valor gasto nos livros para utilizar no supermercado. E aqui está mais uma tarefa que apenas lhe exige rede internet e bateria no computador e, vá lá, uma toalha de praia. Aproveite que está na onda do regresso às aulas e atualize a lista de material como livros de apoio (listados no site), e a devida mochila para transportá-lo. E se os seus filhos precisarem de uma folha de cartolina, de canetas coloridas ou de uma mochila com os heróis da moda, basta aceder ao site e utilizar o desconto.

No final do périplo, continua a família reunida e a piscina cheia, mas agora a cigarra de fato de macaco tem o sentimento de dever cumprido e, por fim, a sensação de ser uma formiga com guitarra. Quanto mais cedo fizer esta viagem, menos stress sobrará nos pais e menos ansiedade nos filhos, que poderão folhear os livros novos e encadernados e brincar ao regresso à escola, preparando-se assim para dar esse passo.

Quem for utilizador do Cartão Visa Universo (pode fazer o seu cartão aqui), ainda terá mais facilidade no pagamento, desde que a encomenda seja feita com a devida antecedência: pode pagar em três prestações, sem juros, para encomendas realizadas até 31 de julho.

Pense nisto, mas com serenidade. O céu está azul rosado e prepara-se mais um pôr-do-sol enquanto a encomenda já está feita, com a promessa do regresso às aulas mais tranquilo de sempre. Agora que já sabe quando e onde começar, pode continuar na espreguiçadeira a aproveitar o verão.