Já se sabia que a vitória no Euro 2016 tinha sido frutífera para os bolsos da Federação Portuguesa de Futebol (25,5 milhões de euros) e dos jogadores — cada um recebeu 250 mil euros pela FPF. Agora, sabe-se que o país campeão europeu de futebol também beneficiou com a vitória.

Os ganhos para o país foram estimados pelo IPAM em 609 milhões de euros, diz a Economie Matin. Neste valor estão incluídos os 25,5 milhões para a FPF, mas também as receitas de publicidade, da venda de produtos oficiais e de jornais e revistas, de viagens de avião e do consumo em bares e restaurantes durante e após os jogos.

Aquela publicação refere-se ainda à “publicidade” que o país ganhou por ter chegado tão longe e por ter sido constantemente referido durante a competição. Destaca a Economie Matin que, uma vez despertos para visitar Portugal, os turistas só veem vantagens para visitar o país: está a duas horas e meia de voo para Paris ou para Londres e tem uma grande diversidade de paisagens (montanhas, campo, praia).

Mais: o jornal USA Today considerou Portugal como o melhor destino europeu de 2016 e o país ficou em 42º lugar num total de 230 países com melhor qualidade de vida no ranking “Quality of Living” de 2016. A Economie Matin nota ainda que, só em 2015, mais de um milhão de franceses visitaram Portugal.

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