No mercado automóvel português, uma marca há que se tem destacado das demais pela sua performance extremamente positiva, graças a um aumento do seu volume de vendas bem acima do registado pelo sector no seu conjunto. Com 1407 unidades vendidas entre nós, nos primeiros seis meses de 2016, a Mazda mais do que duplicou o seu volume de vendas face a igual período do ano transacto (correspondendo a um crescimento de 135,3%), o que se traduz numa quota de mercado de 1,19%, também ela cerca do dobro do registado no primeiro semestre de 2015.

Para este desempenho muito terá contribuído a aclamada tecnologia Skyactiv, transversal a toda a gama do construtor de Hiroshima, e destinada a aumentar a eficiência dos seus modelos, para isso apostando na redução do peso ou na performance melhorada dos motores sem aumento da cilindrada, entre outros factores. Não menos importante, a popularidade que têm granjeado o CX-3 e o CX-5, com os SUV da Mazda a assumirem-se como verdadeiros “best-sellers” dos segmentos em que se inserem.

O director-geral da Mazda Motor de Portugal, Luís Morais, destaca que a performance da marca em solo luso resulta, também, do esforço concertado estabelecido com a rede de concessionários, e no próprio apelo de uma gama que faz da linguagem de design Kodo um dos seus principais trunfos. O responsável sublinha ainda que os números alcançados no primeiro semestre do ano estão em linha com os objectivos traçados pela marca para o curto prazo, e que passam por uma quota de mercado em Portugal de 2%.

Para alcançar tal desiderato, a recente introdução do motor turbodiesel Skyactiv-D 1.5 de 105 cv no Mazda3, o representante do construtor nipónico no segundo segmento com maior peso no mercado português, é outro factor que tenderá a ser decisivo, não esquecendo a recente chegada até nós da variante de carroçaria CS (Coupé Style) à oferta do compacto japonês. Quanto ao novo MX-5, é “só” o terceiro modelo da Mazda mais vendido em Portugal, tendo sido galardoado com os ceptros de “Carro do Ano Mundial 2016” e “Design de Carro do Ano Mundial 2016”. À mais recente geração do roadster mais vendido de sempre em todo o mundo, pouco falta para ser o líder de vendas da sua categoria também no mercado português.

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