O português Rafael Reis (W52-FC Porto) vai partir hoje de amarelo para a primeira etapa em linha da 78.ª Volta a Portugal em bicicleta, em Ovar, e tentar defender a liderança conquistada no prólogo na chegada a Braga.

O pelotão da principal corrida do calendário nacional vai partir junto à praia do Furadouro para os 167,4 quilómetros da tirada, que culmina com um circuito com duas passagens pelo Bom Jesus e pelo Sameiro, a última das quais coincidente com uma contagem de montanha de segunda categoria.

Um dia depois de o contrarrelogista natural de Palmela ter vencido pela quinta vez na sua especialidade e subido ao primeiro lugar da geral, os ‘dragões’ tentam defender a sua liderança, ‘presa’ por três segundos sobre Jóni Brandão (Efapel) e quatro sobre José Gonçalves (Caja Rural) e Daniel Mestre (Efapel).

Além das subidas bracarenses, a cerca de 24 e oito quilómetros da meta, o pelotão, que começa a pedalar às 12h50, terá apenas de subir em Jovim, no concelho de Gondomar, onde está instalada outro prémio de montanha, de segunda categoria, quando estiverem percorridos 57,2 quilómetros.

Pouco depois, vão disputar a primeira das três metas volantes, em Sobrado (75,2), seguindo-se os sprints intermédios de Santo Tirso (103,3) e Braga (137,9), já depois da primeira passagem pela meta, onde a chegada final ocorrerá previsivelmente às 17h22.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR