agenda-cultural-verao-norte

O Jardim de Serralves, no Porto, recebe este sábado, o concerto de Marisa Monte e Carminho. As duas cantoras vão unir a música brasileira e o fado em palco, numa parceria a que os portugueses já estão habituados. Para além da música “Chuva no Mar” que sonorizou quase todas as estações de rádio, os concertos também não são inéditos. Recorde aqui a passagem das duas pelo EDP Cool Jazz. A partir das 22h, será mais uma oportunidade para comprovar a cumplicidade entre as duas. Os bilhetes custam entre os 25 e os 70 euros.

Também este sábado, é a vez da dupla Medeiros/Lucas subirem ao palco Super Bock na Casa da Música. O concerto insere-se na iniciativa “Verão na Casa” e tem entrada gratuita. “Terra do Corpo” é o álbum mais recente dos dois artistas, no entanto Mar Aberto de 2015, o primeiro da dupla, continua a ser a referência.

Deixando um bocadinho de lado a música, entramos no mundo da literatura. O lançamento mundial do novo livro Harry Potter and the Cursed Child — Parts I & II acontece na Livraria Lello, no Porto, um dos locais que terá inspirado J.K. Rowling na descrição dos cenários da saga. No sábado, a partir das 22h, além de adquirir o livro, os fãs podem também participar na festa organizada pela livraria. As poções mágicas, claro está, não faltarão. As Fnacs do Colombo, do NorteShopping e do AlgarveShopping também aderem ao lançamento. Conheça aqui melhor o fenómeno dos potterheads.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já o SEA LIFE Porto recebe o encontro da comunidade portuguesa de Pokémon GO este sábado, a partir das 11h30. Os jogadores da aplicação, que tem andado nas bocas do mundo, têm aqui mais uma oportunidade para dar asas à imaginação e à competição. Depois de terem sido encontrados vários Pokémons dentro dos aquários, a instituição pretende ser “um importante PokéStop da cidade do Porto”.

O Meu Jantar com o André é um dos destaques da programação do Teatro Nacional São João (TNSJ), até domingo. O guião da peça é originalmente de um filme de Louis Malle, que retrata a conversa entre dois amigos sobre quase tudo. Este “tudo” é o amor, a arte e a morte — uma conversa que expõe as diferenças e a personalidade dos dois. Os bilhetes custam entre os 10 e os 16 euros.

Em Matosinhos, no MarShopping, os mais sortudos podem ter a oportunidade de jantar de graça, com uma ementa preparada por chefs nacionais de renome. Esta sexta-feira, é o chef Chakall quem confeciona os pratos. Para ganhar, basta participar no passatempo no facebook do centro comercial. A iniciativa Senta-te à Mesa com o Chef é ainda, uma oportunidade para assistir às sessões de showcooking.

Em Braga, na sexta-feira e no sábado, o vira — tipicamente português — vai andar de mãos dadas com o samba brasileiro. O festival Do Bira ao Samba promete unir a animação da dança dos dois países e mostrar como as duas culturas podem interagir em harmonia. A organização é da Bomboémia, grupo de percussão da Universidade do Minho e o evento insere-se na programação de “Braga 2016: Capital Ibero-Americana da Juventude”. Se gosta de dar um pezinho de dança, o melhor é não faltar.

O têxtil vai ter uma bienal de arte em Guimarães a partir deste sábado. ContextileBienal de Arte Têxtil Contemporânea vai ocupar alguns espaços da cidade com exposições, residências artísticas, conversas e workshops. Além da importância do material nas mais variadas vertentes, o evento pretende colocar o têxtil no contexto da arte dos nossos dias. A iniciativa só terminará a 16 de outubro, mas até lá, pode ser dos primeiros a visitar a bienal.

O Festival Folk Celta em Ponte da Barca começa esta sexta-feira e termina no sábado. Haverá dois palcos com artistas nacionais como António Zambujo, e internacionais como Susana Seivane, da vizinha Galiza. O valor dos bilhetes é entre os 10 e os 15 euros. Se gosta de folk, o melhor é não faltar à 7ª edição do evento.

fim de semana

Cantanhede, mais precisamente, a Expofacic já habituou o público a muita música portuguesa. Este ano, não há exceções à regra: Boss AC, The Gift, Xutos e Pontapés e Ana Moura são alguns dos nomes no cartaz. No entanto, a qualidade não se fica pelo nacional, porque Seu Jorge, John Newman e Gabriel, o Pensador também vão estar presentes em Cantanhede. Haverá ainda exposições e a tradicional feira popular para umas voltinhas de carrossel. Os preços variam consoantes as atividades, portanto o melhor é consultar o site oficial.

Sound Waves vai animar, a partir de sábado, a Praia de Esmoriz em Ovar. DJ Vibe, Carlos Manaça e Frank Maurel também entram nesta equação. Vão ser 18 horas seguidas de música eletrónica, desde as 15h até 8h de domingo. Os bilhetes custam 15 euros.

No Fundão, o Festival de Música Antiga de Castelo Novo está de volta, para uma viagem ao passado musical. Desde o período renascentista ao barroco, as sonoridades dos instrumentos e das vozes pretende ser um processo de descoberta para o público. Os grupos Canora Turba e Sanstierce fazem parte da programação. E porque o evento não se faz apenas de canto, uma das iniciativas é um espetáculo de dança barroca. De sexta-feira a domingo, é altura de fazer uma retrospetiva musical.

PZ na sexta-feira e Black Bombaim no sábado, ambos vão dar um concerto no G!O Romaria Cultural em Gouveia. A organização pretende fazer da cidade, um lugar com oferta cultural, já que a criação desta “romaria” deveu-se à falta de eventos do género e às queixas de muitos locais. Além da música, as exposições e os jogos tradicionais também vão marcar presença na terceira edição. A entrada é livre.

Assumem-se como um “encontro de artes em meio rural”, o MoitaMostra em Castro Daire, começa no sábado e termina a 6 de agosto. Durante estes dias, as manifestações culturais serão de vária ordem, desde as artes plásticas, ao teatro, à dança e à literatura. Os gostos são alargados e à medida de cada um. Esta é também uma oportunidade de alguns artistas terem uma residência artística fora do espaço urbano. Com entrada gratuita.

agenda-cultural-verao-sul

Quem estiver por Lisboa, tem a possibilidade de até 14 de agosto, visitar o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém, de forma gratuita. As visitas acontecem de terça à sábado e os guias são alunos de Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. O horário das visitas ao Mosteiro começa às 10h30 e termina às 17h; já na Torre, termina às 16h45. Pode escutar as explicações dos guias em português ou se tiver amigos turistas de passagem pela capital, em alemão e inglês.

O Lisbon Music Fest tem percorrido várias salas de espetáculo e pontos históricos de todo o país, durante julho. Este fim de semana não é exceção. A Jovem Orquestra Nacional de Espanha vai estar na sexta-feira, no Centro Cultural de Belém e a Jovem Orquestra Nacional do Canadá vai dar um concerto no Museu Arqueológico do Carmo. No dia seguinte, o Coro Infantil de Hong Kong estará na Praça do Giraldo, em Évora. Os concertos são de entrada livre.

https://www.youtube.com/watch?v=GE0g3JooxWU

No Jardim Zoológico de Lisboa, há teatro este sábado, a partir das 15h. Ou melhor, há “encontros imaginários”, neste caso é uma reunião entre D. Miguel, D. Pedro IV e Bocage. A partir de textos de Hélder Costa, o público — os mais pequenos e graúdos — podem conhecer melhor estas personagens no auditório do Zoo. De entrada livre.

Já em Sintra, é tempo de acalmar os ânimos com o Festival Intimus. Na Quinta da Ribafria, termina este domingo o ciclo de concertos de música erudita: “Viagens de Beckford” é o nome da última atuação. Percorrer os estilos e as estéticas deste tipo de música ao longo da História é um dos objetivos da iniciativa “Verão na Quinta da Ribafria”. Não se paga bilhete.

Elvas vai ser assaltada. Calma — é pela arte. O Festival A Salto começa na sexta-feira e a organização esclarece que “15 coletivos artísticos vão tomar de assalto diversos locais não convencionais da cidade”. É a edição zero do evento, mas isso não significa que a interação com o público seja descurada a favor do sucesso dos artistas. Vários workshops, das artes plásticas ao desenho, vão colocar todos à prova. O evento é gratuito.

Concertos com UniverCidade já parece ser uma aposta segura da Associação Académica da Universidade de Évora. A partir desta sexta-feira, acontece a segunda edição com fado, coros e guitarras: prontos para subir ao palco dos Claustros do Colégio do Espírito Santo. Os preços dos bilhetes variam entre os cinco e os 20 euros.

O Parque do Palácio da Galeria, em Tavira, é o sítio escolhido para escutar a voz de Cuca Roseta. Esta sexta-feira, a fadista de 34 anos não faltará aos temas do álbum “Riû”, de 2015, que contou com colaborações de artistas como Bryan Adams e Ivan Lins. Os bilhetes custam 12,5 euros.

Os mais destemidos ou curiosos podem este sábado experimentar snorkeling na Baía da Armação, em Sesimbra. O nome pode parecer estranho, mas o Observador explica: consiste numa atividade de mergulho, em que a pessoa possui apenas uma máscara, barbatanas e um tubo (snorkel). A prática não é feita em águas profundas. Uma das grandes vantagens é o mergulhador apreciar debaixo de água, a fauna e a flora do mar. Em Sesimbra, haverá uma equipa de monitores para orientá-lo, portanto nada de preocupações. As inscrições custam 30 euros.

agenda-cultural-verao-ilhas

Nos Açores, as Festas da Praia trazem várias iniciativas culturais até à ilha Terceira: desde os concertos com os orfeões de vários pontos do país, às atividades desportivas e ao artesanato, não faltam distrações até 7 de agosto. Os concertos estão distribuídos por dois palcos, mas a animação não tem lugar. A entrada é livre.

Na Madeira, acontece a Semana Gastronómica de Machico a partir de sexta-feira e até 7 de agosto. Há música, gastronomia e aulas de culinária. Mas para quem aprecia um bom cocktail, a bebida também tem lugar cativo. À beira-mar e com comes e bebes, madeirense ou não, Machico pode ser um ponto de passagem nas férias.