A chefe da diplomacia da Venezuela afirmou esta sexta-feira em Lisboa que o Governo não impede a convocação de um referendo que demita o Presidente, Nicolás Maduro, mas disse que este ato não poderá ocorrer este ano, responsabilizando a oposição.

“Não se está a impedir nada”, garantiu esta sexta-feira Delcy Rodríguez, no final da X reunião da comissão de acompanhamento Portugal-Venezuela, que decorreu quinta e sexta-feira na sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Lisboa.

Questionada sobre o referendo revogatório que a oposição reclama na Venezuela ainda para este ano, a ministra das Relações Exteriores referiu que está em curso a execução do processo, mas não será possível convocar o ato em 2016.

“Conforme o que está nas normas que regem este mecanismo, conforme o que está no regulamento e conforme a experiência passada, não é possível que se realize este ano, porque a oposição venezuelana, produto das suas próprias divisões internas, não fez a recolha [das assinaturas necessárias] no momento em que deveria tê-lo feito, que foi em janeiro deste ano”, referiu a ministra venezuelana.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR