Depois de um incêndio que deflagrou na sexta-feira na reserva integral do Ramiscal, situado na freguesia de Cabreiro, concelho de Arcos de Valdevez, a organização ambientalista Quercus apelou para o reforço dos meios de prevenção e de combate a incêndios no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

“Dada a importância dos valores ameaçados de extinção nesta área protegida, a Quercus apela às autoridades, nomeadamente ao comando nacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil para alocar meios aéreos e terrestres no sentido de evitar incêndios e de os extinguir o mais depressa possível”, refere, em comunicado, a organização ambientalista.

Em causa esteve um incêndio, já extinto, que deflagrou na sexta-feira na reserva integral do Ramiscal, situado na freguesia de Cabreiro, concelho de Arcos de Valdevez, em pleno Parque Nacional Peneda-Gerês.

“Infelizmente, a falta de ações de prevenção e o abandono crescente das áreas protegidas fazem com que o Parque Nacional da Peneda-Gerês seja pasto das chamas ano após ano”, denunciou a Quercus.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo a organização ambientalistas, a Mata do Ramiscal é uma rica floresta de carvalho alvarinho e azevinhos onde ainda habitam os lobos, as águias-reais, os corços, as cabras pirenaica, os gatos-bravos e muitas outras espécies selvagens.

O comando distrital da Proteção Civil de Viana de Castelo informou que incêndio foi extinto às 23h47 de sexta-feira.

Participaram no combate aos incêndios, 59 bombeiros apoiados por 23 meios operacionais, incluindo meios aéreos pesados e ligeiros.

“A Quercus apela aos cidadãos para que não permitam que a banalização dos fogos de verão impeça a proteção eficaz dos locais de Portugal de maior riqueza biológica”, acrescentou, no comunicado, a organização ambientalista.