Imagine um cenário de corridas ilegais, como aquelas que por vezes ocorrem na Ponte Vasco da Gama, em Lisboa. Agora imagine o mesmo quadro, mas no Dubai. Com certeza que deixou de pensar em Citroën Saxo ou em Honda Civic todos artilhados. No lugar destes veículos, terá antes imaginado uns quantos Lamborghini, Ferrari e Aston Martin. Acertou.

Sucede que na maior cidade dos Emirados Árabes Unidos (EAU), as forças de segurança estão apetrechadas com uma frota tal de supercarros que facilmente colocam um ponto final às ofensas ao Código da Estrada, em matéria de velocidade. Aston Martin One-77 (com 750 cv), Lamborghini Aventador (700 cv), Ferrari FF (689 cv), Bentley GT Speed (635 cv) e Mercedes SLS (571 cv) são apenas algumas das máquinas que os agentes no Dubai têm ao seu dispor, a que se juntam outras “bombas” como o Bugatti Veyron (1001 cv) ou o Chevrolet Camaro (505 cv).

Mas há mais, muito mais (confira na fotogaleria). Tanto que a super frota policial da cidade não se limita ao patrulhamento, servindo também para acções de marketing. Enquanto que, noutros países, as forças de segurança divulgam vídeos a aconselhar os condutores como devem proceder em determinadas situações, do Dubai vêm clipes mais ao estilo do filme “Fast & Furious”. Tem 88 segundos? Então, recoste-se e veja por que razão só os tolos se atreverão a fugir às autoridades neste emirado.

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Ainda assim, há quem tente a sua sorte. Para azar, a coisa não costuma correr bem. Uma reportagem da BBC deu conta disso mesmo, relatando a mais recente acção da polícia do Dubai, para pôr fim às corridas ilegais. Para ter uma ideia dos bólides envolvidos, segundo a reportagem, as forças de segurança tiveram que recorrer ao seu arsenal de supercarros e, em perseguição aos infractores, chegaram a atingir velocidades acima de 300 km/h. Resultado da missão: foram apreendidos 81 superdesportivos, que serão leiloados caso as multas que lhes estão associadas (cerca de 24.000€ para os condutores e 12.000€ para os proprietários dos veículos) não forem pagas dentro de três meses.

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A polícia dos Emirados Árabes Unidos faz questão de passar a mensagem: nem vale a pena tentar infringir as regras do trânsito. E para provar que, se existissem limites fixados para a velocidade de um mosquito, nem este escapava às teias da lei, as autoridades divulgam vídeos onde é bem evidente a parafernália de tecnologia de ponta ao serviço da segurança rodoviária. A ponto de nada acontecer sem que as forças locais consigam rapidamente tratar do assunto. Este vídeo, onde um Ferrari 458 é perseguido, esclarece por que razão na capital dos EAU, este tipo de infracção é baixíssimo. Abu Dhabi não é apenas um cenário de edifícios ultramodernos, projectados pelos melhores arquitectos. É, também, um oásis de segurança e uma espécie de parque de diversões em matéria de supercarros:

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Então e nós? Estamos bem servidos?

Com a extinção da antiga Brigada de Trânsito em 2009, nasceu a nova Unidade Nacional de Trânsito (UNT) da GNR. Ficaram as fardas, as insígnias e as viaturas. Contactado pelo Observador, o chefe da Repartição de Relações Públicas e Protocolo da GNR, o major Bruno Marques, especifica a composição do parque dos militares. “Os veículos afectos ao serviço de trânsito são 636, dos quais 384 são ligeiros de passageiros caracterizados, 59 descaracterizados, 197 motociclos e sete ligeiros de mercadorias.” De acordo com este responsável, a média de idade dos veículos ligeiros de passageiros é de oito anos, tendo a aquisição mais recente ocorrido há dois anos, em 2014. A viatura mais antiga, em termos de ligeiros de passageiros, ao serviço da UNT é de 1991. Cumpre este ano as bodas de prata: tem 25 anos. Procurámos também apurar a quilometragem média das viaturas em causa, mas não foi possível à Divisão de Comunicação e Relações Públicas da GNR responder-nos em tempo útil. Contudo, ficámos a saber que os automóveis “mais potentes são o Citroën C5 3.0 TDI e o Audi A4 3.0 TDI, ambos com 245 cv, e têm por missão o controlo de velocidade”.

Centenas de cavalos separam a realidade portuguesa de outros dois países europeus, mais bem servidos em matéria de supercarros. Em Itália, por exemplo, os Carabinieri são bastante selectivos no que toca a carros de patrulha. Lamborghini Huracán (610 cv) e Gallardo (520 cv ) apimentam a frota, onde não faltam sequer Lotus Evora (405 cv). Entre as compras mais recentes, os agentes preferiram a prata da casa e adquiriram o rival do BMW M3 (431 cv), o Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio (510 cv), que foi decorado a rigor.

8 fotos

O Reino Unido é outro dos países onde os agentes da autoridade não precisam de se ensaiar muito para perseguir os aceleras. Em acção entram modelos como o Lexus IS-F com 416 cv, o Jaguar XF (380 cv) ou o exuberante McLaren 12C (592 cv).