Há inaugurações e inaugurações. E a do hotel Il Sereno Lago di Como, marcada para o início de agosto, é para a Bloomberg uma das inaugurações do ano, não fosse a publicação considerá-lo à boca cheia o novo hotel mais luxuoso do velho continente. Se sim se não, há motivos para tal epíteto.

A unidade foi construída pelos mesmos donos do muito exclusivo Le Sereno, em Saint Barthélemy, e está situada no topo de um penhasco na pacata comuna de Torno, na província italiana de Como. Mas é a vista refrescante para o Lago Como que mais dá que falar, uma área particularmente conhecida pelos seus resorts de luxo e pelas paisagens dramáticas, mas também por ser onde o treinador português José Mourinho e o ator George Clooney têm casas de férias.

https://twitter.com/worIds/status/759946864410132480

Ao contrário do que à partida se poderia imaginar — caso esteja a perspetivar uma casa tipo senhorial recheada de antiguidades –, o Il Sereno representa a nova geração de hotéis da zona. Tal como diz a Bloomberg, o hotel é menos Oscar de la Renta e mais Alexander Wang.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Não é muito difícil de perceber o porquê dos sucessivos elogios à unidade assim que se conhece a identidade da designer de interiores: falamos da espanhola Patricia Urquiola, conhecida por desenhar mobiliário para a Louis Vuitton, por ter o seu trabalho exposto no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque ou ter recebido distinção real no país que a viu nascer.

O currículo cheio da designer vai de encontro à decoração do hotel composto por 30 suites, que vão dos habituais 65 metros quadrados aos já surpreendentes 200 metros quadrados da Penthouse — e estão disponíveis a partir de 800 dólares por noite (pouco mais de 700 euros), embora não haja vaga para as próximas duas semanas.

O cunho Urquiola não está só no mobiliário e peças decorativas que emprestam ambiente ao hotel — ainda que haja uma favorável contribuição de fabricantes locais, não estivesse a unidade a cerca de 60 quilómetros de distância de Milão –, mas também nos barcos de madeira que se comprometem a levar os ilustres clientes a navegar as águas calmas do lago.

Mais só na fotogaleria acima, que mostra os cenários interiores e exteriores do recém-inaugurado hotel que esta segunda-feira abriu as portas para todo o curioso ver, seja de perto ou de longe.