Quando a Castelbel resolveu dizer olá ao mundo, os clientes mais fieis reclamaram. Sim, os sabonetes dedicados a Roma, Nova Iorque, Londres e Paris eram muito bonitos, com o seu papel ilustrado e aroma a condizer, mas onde estavam as cidades portuguesas? Por outras palavras, também queriam que a marca portuense, que faz questão de carimbar todos os seus sabonetes com as letras “made in Portugal”, dissesse olá à terra onde nasceu.

A saudação chegou no verão e pisca também — e muito — o olho aos turistas. Para começar há cinco sabonetes de cinco regiões portuguesas: Lisboa, Porto, Sintra, Algarve e Madeira, cada um com uma embalagem ilustrada onde são representadas as principais atrações do local homenageado, a um preço de 5,20€. No Algarve não falta a praia, no Porto a Ribeira e a Torre dos Clérigos, em Lisboa o elétrico amarelo e a Torre de Belém.

SoapSelfiePorto

A ilustração do Porto, onde a marca é produzida, confunde-se com a própria cidade. (Foto: Castelbel)

Mas não são só os olhos que vão para fora cá dentro. Tratando-se de uma marca de beleza, o aroma de cada sabonete também é inspirado no sítio retratado, e é assim que Sintra cheira a hera — já que os travesseiros poderiam despertar demasiado a gulodice –, Lisboa a manjerico, o Porto a camélias, a Madeira a funcho e o Algarve a laranja e sais marinhos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com o turismo a registar números recorde, sobretudo no Norte, o lançamento é acompanhado de outro souvenir: um postal ilustrado de oferta que inclui, no verso, uma pequena descrição da cidade homenageada, em inglês.

castelbel mala

Os postais têm a mesma ilustração da embalagem, feito pelo gabinete de design da marca. (Foto: Castelbel)

Antes que mais clientes voltem para reclamar, fica a nota, avançada pela marca ao Observador: para breve poderão estar outros destinos nacionais transformados em sabonetes, escolhidos através de votação. Porque Portugal é grande e, apesar da canção, não é só a capital que cheira bem.

Nome: Sabonetes “Hello Portugal”
Pontos de venda: A loja oficial da Castelbel fica no Shopping Cidade do Porto (Praça Bom Sucesso, 61), mas há vários pontos de venda espalhados pelo país.
Preço: 5,20€ cada