É um arquivo riquíssimo e, entre os vários documentos, encontram-se os diários perdidos de Himmler. Os “troféus documentais” da Alemanha nazi estiveram guardados no Arquivo Central do Ministério da Defesa russo sob o selo “informação confidencial durante mais de 70 anos”. Durante todo esse tempo ninguém lhes tocou. Agora estão disponíveis para serem estudados, conta o ABC.

O arquivo fica em Poldosk, na periferia de Moscovo, e esconde verdadeiros tesouros históricos que podem desvendar muitos mistérios sobre a II Guerra Mundial. Entre os documentos encontram-se ordens dadas pelas forças armadas alemãs, mapas de avanço de tropas, informações dos serviços secretos e dados sobre vários soldados e oficiais. Há também outros diários para além dos de Himmler.

Os dados não são só acerca do exército alemão. Estão também guardadas as fichas dos soldados russos capturados pelos nazis. São mais de 5 milhões de documentos que foram obtidos durante a retirada das tropas alemãs e a ocupação soviética da Alemanha.

A Alemanha vai ajudar a financiar a digitalização de todos estes documentos, que deverão ficar disponíveis na internet. O projeto irá custar 2,5 milhões de euros e estima-se que demore três anos a ficar concluído.

Serguéi Kudriáshev, historiador russo colaborador do Instituto de História Alemã de Moscovo, diz que este arquivo é muito importante porque revela uma parte da história que poderia perder-se, já que as autoridades alemãs destruíram todos os ficheiros que davam conta de crimes de guerra contra civis.

Heinrich Himmler foi o braço direito de Adolf Hitler e considerado um dos maiores assassinos de guerra de todos os tempos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR