O início de agosto representa para muitos o arranque das férias, enquanto outros regressam ao trabalho. Para quem volta à rotina é aconselhável fazer um balanço, equilibrar orçamentos e pagar as contas que entretanto repousaram nas caixas de correio.

Para os que agora entram em período de descanso, os preparativos e a logística familiar podem ter deixado pouco tempo livre para a gestão doméstica. Em qualquer caso, à chegada ou à partida, podem contar com a presença das faturas dos vários serviços que compõem o quotidiano da maioria das famílias portuguesas.

Para fazer todos os pagamentos em dinheiro, no mesmo local de forma rápida e simples, basta encontrar o agente Payshop mais perto de casa. Além de pagar as contas domésticas regulares também pode fazer pagamentos pontuais de outros serviços como as portagens. Atualmente, são processados mais de cinco milhões de pagamentos por mês em toda a rede, entre carregamentos de telemóveis, faturas da água, eletricidade, gás, impostos, passes e cartões de carregamento dos transportes públicos.

Este serviço afirmou-se desde o início como o primeiro meio de pagamento assistido das contas de casa dos portugueses, sendo preferido pela proximidade, confiança e pela vertente humanizada que o caracteriza. Afinal pode fazer qualquer pagamento em dinheiro, sem máquinas ou cartões, na loja do bairro ou no café onde vai todos os dias.

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Já são mais de 6000 os locais que integram a rede de agentes, com horários de atendimento ao público alargados, em estabelecimentos comerciais selecionados de acordo com rigorosos critérios de segurança e qualidade. É cada vez mais fácil encontrá-los em mercearias e supermercados, papelarias, tabacarias, quiosques e cafés que se juntam à vasta rede de Lojas CTT.

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Trata-se de um caso de sucesso, reconhecido internacionalmente por diversas organizações, destacando-se pela simplicidade, qualidade e inovação. Entre outras distinções, a Payshop foi considerada a “Melhor Solução de Pagamento” em Portugal pela revista CFI.co (Capital Finance International), uma publicação especializada em economia e finanças que divulga análises e comentários acerca dos fatores económicos e políticos, ajudando a identificar os setores e as empresas que terão mais sucesso no futuro.

Este prémio distingue a conveniência do serviço de processamento de contas, tanto para os clientes particulares como para as empresas, que através de uma estrutura simples e prática oferece uma solução com múltiplos benefícios para os clientes diretos, para os agentes e para as empresas que faturam os serviços a pagar.

Com mais de 2,5 milhões de utilizadores, a Payshop veio racionalizar o processo e tornou mais prática a tarefa de pagar contas domésticas. A rapidez e a simplicidade, a facilidade de uso e uma abordagem de custo zero constituem os princípios orientadores do modelo de negócio.

O serviço traz grande conveniência e proximidade às pessoas, ao mesmo tempo que garante uma rede abrangente de pontos de pagamento aos Clientes Empresas, traduzindo-se ainda num estímulo ao crescimento das vendas dos agentes. Para muitos comerciantes a oportunidade de negócio foi desde logo evidente uma vez que a presença de um terminal na loja aumenta significativamente a afluência de pessoas, contribuindo positivamente para o seu negócio.

Como funciona?

Os agentes recebem um terminal de pagamento compacto através do qual ficam ligados à rede e, quando lhes é apresentada uma fatura, tudo o que têm de fazer é digitalizar o código de barras e aceitar o pagamento. O processamento é imediato e o cliente recebe um documento comprovativo da liquidação das faturas. Quando faz qualquer pagamento através da rede Payshop, a informação é transmitida por via eletrónica à empresa que emitiu a fatura e o valor do pagamento é logo creditado na conta dessa empresa.

Uma vez concluída a transação o operador entrega ao cliente um recibo impresso pelo terminal que identifica, entre outros aspetos, o agente e a empresa emitente. E quanto à privacidade dos clientes todos os dados referentes aos pagamentos processados são confidenciais. A informação sobre os consumidores é sempre codificada e só a empresa emitente a pode descodificar. Os agentes apenas têm acesso à identificação da empresa, ao número da fatura e respetivo montante.

Com o objetivo de alargar o acesso aos pequenos negócios baseados na Internet, a empresa tem vindo a desenvolver um conjunto de soluções de pagamento acessíveis e desenhadas à medida para responder às necessidades de start-ups e pequenas e médias empresas (PME’s). No âmbito da responsabilidade social a empresa oferece o acesso, livre de encargos, a organizações não-governamentais (ONG’s) e outras entidades sem fins lucrativos que queiram receber donativos através da rede de pagamentos.

Fundada em dezembro de 2001, a Payshop é uma empresa do universo empresarial CTT dedicada aos pagamentos, cuja atividade é autorizada e regulada pelo Banco de Portugal. Com menos de 30 colaboradores a empresa tem vindo a apresentar, de forma consistente, excelentes resultados económicos e financeiros.

Um modelo de sucesso que se deve ao desenvolvimento interno de abordagens inovadoras para os negócios, acompanhado pela avaliação constante das condições do mercado visando a eficiência operacional e a antecipação das necessidades dos clientes.