Fernando Rocha Andrade não foi o único membro do governo que foi ver a seleção a convite da Galp. O secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, também foi a França mas garante que pagou um bilhete de avião. E, segundo o Público, já questionou a Galp — patrocinadora da seleção — sobre se houve despesas adicionais, para as poder reembolsar.

“O secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, confirma que viajou para o Euro 2016 a convite da Galp, enquanto entidade patrocinadora da Selecção Nacional, mas esclarece que pagou um bilhete de avião. Mais informa que já pediu à Galp que esclareça se há despesas adicionais que, a existirem, serão devidamente reembolsadas”. O esclarecimento, ao Público, é do Ministério da Economia. O ministério foi questionado depois de o jornal ter constatado que existia uma fotografia na rede social Facebook em que apareciam os dois governantes na bancada de um estádio.

João Vasconcelos foi diretor executivo da Startup Lisboa, Associação para a Inovação e Empreendedorismo de Lisboa, de 2011 até 2015, e foi responsável pelo LIDE Empreendedorismo, uma associação com foco na promoção da sustentabilidade e responsabilidade social nos negócios e nas empresas. Segundo o seu perfil no Portal do Governo, Vasconcelos foi, também, adjunto e assessor do Gabinete do Primeiro-Ministro José Sócrates, com responsabilidade na área dos assuntos regionais e economia, entre 2005 até 2011.

Fernando Rocha Andrade, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais do Governo de António Costa, viajou para França para assistir a um jogo da seleção portuguesa, a convite da Galp, que lhe pagou a passagem, transportando-o num voo fretado só para convidados. A revista Sábado avançou esta quarta-feira com a notícia, que está desenvolvida hoje na edição impressa. Entretanto, o ministério das Finanças confirmou ao Observador que Rocha Andrade “assistiu por via de idêntico convite ao jogo da final. Não existe qualquer fundamento para falar em conflito ético”, sublinham as Finanças.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR