O trânsito entre Vila Franca de Xira e Lisboa vai estar condicionado no domingo, devido à última etapa da 78.ª Volta a Portugal em Bicicleta, informou hoje o Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP).

A polícia avançou em comunicado que haverá condicionamentos à circulação na Estrada Nacional 10 (EN10), nos concelhos de Vila Franca de Xira e Loures, e, já no concelho de Lisboa, na zona do Parque das Nações, na Avenida Infante D. Henrique e na Baixa Pombalina.

Segundo a PSP, grande parte do percurso da etapa contrarrelógio individual decorrerá na EN10, ficando a circulação automóvel interrompida entre as 13:00 e as 17:30.

A prova terminará na Praça do Comércio, com a chegada prevista do último ciclista às 17:30, adiantou.

As alternativas são a Autoestrada do Norte (A1), através dos acessos do nó de Povos ou do Bairro da Mata, ambos em Vila Franca de Xira, e a Autoestrada do Ribatejo (A10), nos acessos do nó do Carregado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Também como vias alternativas, a PSP destaca a Circular Regional Exterior de Lisboa (CREL), através da A1, em Alverca do Ribatejo, ou da A10, no Carregado, bem como o Itinerário Complementar do Norte (IC2), através do nó da A1 em Santa Iria da Azóia.

As alterações à circulação e os respetivos desvios de trânsito serão coordenados no local pela polícia, informou a PSP.

Já em Setúbal, ainda no sábado, o troço do lado sul da Avenida Luísa Todi, entre a Rua da Cordoaria e o Largo José Afonso – zona na qual se encontra a meta da prova -, estará encerrado à circulação automóvel entre as 07:00 e as 18:00.

A Câmara propõe como alternativas à circulação a Travessa do Sado e a Avenida José Mourinho.

A Rua Amália Rodrigues, à exceção do troço do lado norte da Avenida Luísa Todi, entre a Rua José Pereira Martins e a Rua Amália Rodrigues, vai também estar interditado entre as 15:00 e as 18:00, avançou a autarquia em comunicado.

As alternativas são a Praça Marquês de Pombal, a Rua José Pereira Martins e a Travessa do Sado, assim como a Avenida José Mourinho.

A Rua João de Deus, nas imediações do Largo José Afonso, vai estar encerrada na sexta-feira e no sábado.

A partir das 15:00 de sábado, a Avenida Antero de Quental, entre a Rua Nova Sintra e a Avenida dos Ciprestes, vai estar encerrada até à passagem dos ciclistas. A Rua Nova Sintra é uma alternativa proposta pela Câmara.

A 78.ª Volta a Portugal em Bicicleta teve início no dia 27 de julho, em Oliveira de Azeméis, e termina em Lisboa, no domingo, num percurso de 1.618,7 quilómetros.