Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • O Observador termina aqui a cobertura da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos. Amanhã voltamos às 12h quando vamos acompanhar o sonho olímpico dos atletas portugueses no Rio de Janeiro. Boa noite!

    https://twitter.com/cabellofeels/status/761765723538456576

  • Bom, o meu contributo no Live Blog fica por aqui. Pela manhã, o Observador já terá um texto sobre a cerimónia de abertura, que parece ter deliciado todo o mundo. Uma boa noite!

  • Curioso observar as pessoas a dançar nas suas varandas nas imediações do Estádio Maracanã, após o encerramento da cerimónia. Esta foi uma Abertura de Jogos muito digna e original, com um sabor especial, pois houve samba, língua portuguesa e muita História. Não faltou Gisele a dar corpo à “Garota de Ipanema”, nem Caetano Veloso e Gilberto Gil. O Brasil é rico, milionário na Cultura. Foi uma bela festa.

    Destaco alguns momentos emocionantes como a entrada da equipa de refugiados e do Brasil. Também Portugal mereceu uma senhora ovação. O prémio para Vanderlei Cordeio de Lima, que levou a tocha olímpica até ao destino final, foi esmagador. É impossível esquecer o seu rosto em 2004, quando liderava a maratona e foi abalroado por um elemento do público. Foi um momento de destroçar o coração. Aqui, em 2016, 12 anos depois, teve a sua redenção. E a admiração e amor do povo brasileiro. Justo.

  • Já há chama olímpica na Candelária

    A chama olímpica já chegou ao Boulevard Olímpico, situado na Candelária, centro da cidade do Rio de Janeiro. Coube ao jovem Jorge Alberto, de 14 anos, acender a segunda pira olímpica.

  • Jogos do Rio 2016 oficialmente abertos

    Agora já podemos dizer: estão oficialmente abertos os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

  • Cerimónia termina no Cristo Redentor

    Luzes e fogos de artifício anunciam o fim da cerimónia da abertura dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. O público ovaciona a apresentação e canta “Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor”.

  • Uma réplica da pira olímpica foi construída na Esplanada da Candelária, no centro do Rio de Janeiro, para receber a chama olímpica. Esta será a primeira vez, na história dos Jogos Olímpicos, que uma pira ficará fora do Estádio Olímpico.

  • Outro dos momentos mais esperados da cerimónia de abertura foi a revelação da pira olímpica. No Rio de Janeiro, a pira é obra do escultor Anthony Howe e é posicionada no meio de um estrutura metálica que lembra um sol e reflete o brilho das chamas.

    https://twitter.com/otariano/status/761758249729351680

  • De Gustavo Guga Kuerten para Hortência, de Hortência para… Vanderlei Cordeiro. Afinal, coube ao atleta de 47 anos acender a pira olímpica.

    Vanderlei ficou conhecido pelo incidente ocorrido nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, quando ao liderar a maratona, foi agredido pelo ex-padre Cornelius Horan, que invadiu a pista e o parou propositadamente. Vanderlei acabou por ganhar a medalha de bronze.

  • Como no Sambódromo, o Maracanã recebe um desfile de escolas de samba.

  • Rio de Janeiro é samba e Caetano Veloso, Gilberto Gil e Anitta garantem o ritmo na cerimónia ao som de “Isto Aqui o Que É”, de Ary Barroso.

  • Chegou a vez da bandeira olímpica, do hino olímpico e do juramento.

  • Kip Keino, presidente do Comité Olímpico do Quênia, recebeu um prémio Laureus, do presidente Thomas Bach. Ele foi o vencedor da medalha de ouro na corrida de 1500 metros e prata nos 5000 metros no México, em 1968, e prata nos 3000 metros obstáculos em 1972, em Munique.

  • E confirmou-se: super-assobiadela para Michel Temer, o presidente do Brasil. Os assobios abafaram a voz e o momento pouco glorioso foi salvo apenas pelo fogo de artíficio.

  • Thomas Bach, presidente do Comité Olímpico Internacional:

    “Este é o momento da cidade maravilhosa”
    “Nós sempre acreditámos em vocês”
    “Neste mundo olímpico somos todos iguais”
    “Algumas pessoas declaram-se superiores a outras… Aqui é a nossa resposta olímpica: com espírito de solidariedade olímpica e com grande respeito damos as boas vindas à equipa de olímpica refugidos”
    “Estão a enviar uma mensagem de esperança para os muitos milhões de refugiados pelo mundo fora. Tiveram de fugir, devido a violência, ódio ou só porque são diferentes. Com o vosso talento e espírito olímpico, estão a fazer um grande contributo para a sociedade”
    “União na diversidade”

  • Já no seu discurso, Thomas Bach, presidente do Comité Olímpico Internacional, disse que “esse é o momento da cidade maravilhosa” e que sempre acreditou na capacidade dos brasileiros realizarem os Jogos Olímpicos, apesar de todos os problemas noticiados nos últimos meses. “Todos devem estar muito orgulhosos essa noite. Vocês conseguiram em sete anos aquilo que gerações antes de vocês só puderam sonhar”, afirma.

  • O discurso de Carlos Nuzman, o presidente do Comité Olímpico Brasileiro e ex-atleta olímpico (Tóquio, 1964), teve muitos momentos especiais, apelando ao orgulho do povo brasileiro. Em baixo, algumas frases, que mereceram várias ovações e gritaria:

    “O melhor lugar do mundo é aqui e agora. O Brasil dá as boas vindas ao mundo de braços abertos”
    “Tenho muito orgulho da minha cidade, do meu pais”
    “Estes são os vossos Jogos, os primeiros na América do Sul”
    “Jogos que entregaremos aos melhores, dos melhores”
    “Nasce hoje um mundo novo”
    “Os filhos do Brasil não fogem à luta, são fortes”
    “O Rio de Janeiro continua lindo”
    “Hoje o mundo é carioca!”

  • “O mundo é carioca”, Carlos Arthur Nuzman.

  • Chegou a hora dos discursos oficiais. Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comité Olímpico Brasileiro, garante que “o melhor lugar do mundo é aqui”. “Tenho muito orgulho da minha cidade e do meu país”, disse. O Maracanã aplaude emocionado.

  • E quem conduziu a tricicleta que anunciou a chegada da delegação brasileira foi a modelo brasileira transexual, Lea T. Esta foi a primeira vez na história que uma modelo transexual participa numa cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos.

1 de 7