Os são-tomenses vão às urnas este domingo para a segunda volta das eleições presidenciais a que concorre apenas um candidato, depois do segundo mais votado na primeira volta ter desistido do escrutínio, em protesto contra a organização do processo eleitoral.

Evaristo de Carvalho, o candidato apoiado pelo partido no poder, a Ação Democrática Independente (ADI) foi o mais votado na primeira volta, realizada no passado dia 17 de julho e tem a eleição garantida, depois de Manuel Pinto da Costa, Presidente da República, ter recusado submeter-se novamente a votos, argumentando que “participar num processo eleitoral tão viciado seria caucioná-lo”.

Patrice Trovoada, primeiro-ministro e líder da ADI já reconheceu que uma segunda volta com apenas um candidato não ajuda à imagem do país.

Esta segunda volta das presidenciais realiza-se num ambiente de crescente crispação política, com os três partidos da oposição parlamentar, numa ação concertada, a retirarem os seus membros da Comissão Eleitoral Nacional (CEN) e das comissões eleitorais distritais, acusadas de envolvimento na fraude que, de acordo com a oposição, procura “colocar no poder a qualquer custo” Evaristo de Carvalho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O protesto estendeu-se à sociedade civil, com a realização de vigílias em frente de tribunais e manifestações organizados pela oposição a marcarem os últimos dias no arquipélago.

Também o enviado especial do secretário-geral da ONU para a África Central, Abdoulaye Bathili, que terminou sexta-feira uma visita de três dias ao arquipélago, manifestou-se apreensivo com a situação em São Tomé, e pediu aos atores políticos para encontrarem uma solução para a crise política dentro de uma atmosfera de “diálogo e vontade política”.

Na primeira volta, Evaristo de Carvalho foi o mais votado com 34 522 votos (49,88%), seguido de Manuel Pinto da Costa com 17 188 votos (24,83%) e Maria das Neves com 16 828 (24,31%).

Num universo de 111 222 votantes, foram às urnas 71 524, que corresponde a 64,31% de afluência, havendo 35,69% de abstenções, equivalente a 39.698 não votantes.

Relativamente aos outros dois candidatos presentes na primeira volta, Manuel do Rosário obteve 478 votos (0,69%) e Hélder Barros 194 (0,28%).

Foram ainda apurados 641 votos em branco (0,90%) e 1.673 nulos (2,34%).