Harry Potter e a Pedra Filosofal, o romance inaugural da saga de J.K. Rowling, chegou pela primeira vez às livrarias inglesas em outubro de 1997. O sucesso foi quase instantâneo, tornando o feiticeiro que já era famoso na história num fenómeno mundial.

De modo a assinalar os 20 anos da publicação, que apresentou ao mundo o jovem feiticeiro de cabelo despenteado, a British Library, em parceria com a editora Bloomsburry, vai organizar uma exposição em 2017 que pretende “inspirar os fãs”. De acordo com o jornal The Guardian, para além de material que pertence à Bloomsburry, que edita os livros de Harry Potter no Reino Unido, e à própria Rowling, a mostra vai incluir manuscritos com centenas de anos que ajudam a contar a história da magia e da pedra filosofal.

A exposição, “que irá levar os leitores numa viagem ao coração das histórias de Harry Potter”, estará patente entre 20 de outubro de 2017 e 28 de fevereiro de 2018 e, de acordo com a Bloomsburry, será a primeira da British Library a ser dedicada a uma série de livros publicada por um autor ainda vivo.

“A British Library é um lugar mágico para os amantes de livros. Têm sido os parceiros perfeitos para uma exibição única que explorará um fenómeno único”, disse Rebecca McNally, diretor da secção de livros infantis da Bloomsbury, citada pelo The Guardian. Segundo McNally, a exposição será “uma celebração emocionante da magia e da imaginação, com Harry Potter no centro.”

timeline-harry-potter

Cronologia do lançamento dos sete livros de Harry Potter, em Portugal e no Reino Unido

Apesar de J.K. Rowling ter encerrado a história em 2007, este ano foi lançado um novo livro. Harry Potter and the Cursed Child é o guião original da peça homónima, criada por Jack Thorne a partir de uma história escrita por ele em conjunto com o argumentista John Tiffany e com a própria Rowling. Lançado a 31 de julho, no aniversário de Harry, o novo livro vendeu 680 mil exemplares no Reino Unido só nos primeiros três dias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR