Foi há catorze anos que o Fundo Internacional dos Cuidados Animais (IFAW) criou um dia especial para celebrar a amizade mais comum do mundo (garantem eles): aquela que existe entre o ser humano e o gato. Para celebrar o Dia Mundial do Gato, marcado todos os anos a 8 de agosto, o Observador decidiu mostrar-lhe o impressionante caso de um felino armado em camaleão. Confuso? Acredite: vai ficar ainda mais.

Na imagem aqui em baixo há um gato escondido. Encontrou o esconderijo perfeito num cenário quase desértico, apenas dominado por terra batida e ervas secas. Ao fundo ainda se vêem uma casas, umas pedras e uma planta de pouca água, mas mais nada que isso. Mais nada, a não ser um gato com mania de que é camaleão e que se pode adaptar às cores do meio para nos enganar os olhos. Ainda assim é possível encontrá-lo (mas, por cá, demorámos algum tempo). Agora é a sua vez de trocar os olhos. Está pronto? Olhe para esta figura:

gato 1

Nós avisámos que ia ficar com os nervos pelas barbas. Os gatos podem ser doces companheiros ou bons protagonistas de brincadeiras, mas também são reis das travessuras e esta imagem é prova disso. Mas não desista: qualquer bom internauta gosta mesmo é de tarefas difíceis e desafios quase impossíveis. Quase, porque aqui em baixo vai poder encontrar a solução para o mistério do gato-camaleão. Já a seguir, na próxima imagem, vamos facilitar-lhe a vida. Recortámos a imagem original e assim tem menos espaço por onde encontrar o animal. Veja lá se já o encontra:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

gato 2

Ainda não? Compreensível. Vamos ajudá-lo um pouco mais.

gato 3

Pronto, desistimos. Por esta altura já devia ter encontrado o gato, mesmo após de o bicho ter nascido com capacidades em tudo semelhantes aos de um ninja. Aqui em baixo vai encontrar a solução (finalmente!).

Ei-lo!

gato 4