O vereador da proteção civil municipal de Ponte de Lima, Vasco Ferraz, apelou esta segunda-feira à população do concelho para que armazene água em cisternas para facilitar o combate às chamas que lavram no concelho, que considerou “descontroladas”.

“O fogo em Cabração está descontrolado. Não tenho dúvidas de que a Autoridade Nacional da Proteção Civil está a fazer todos os esforços, mas a realidade é que não há meios no terreno”, afirmou à Lusa Vasco Ferraz.

O responsável pela proteção civil municipal adiantou que “o fogo já está na freguesia de Romarigães”, no concelho vizinho de Paredes de Coura, e “poderá deslocar-se para a Labruja e Arcozelo, em Ponte de Lima”.

“Pela direção do vento e pela forma descontrolada como o fogo lavra, é melhor prevenir”, afirmou Vasco Ferraz para justificar o apelo feito à população daquelas freguesias para que “tenham os tratores com cisternas ou outros meios de armazenamento de água atestados de forma a poderem ser utilizados como primeira opção de combate ao fogo”.

Segundo aquele responsável, o incêndio que lavrava desde domingo nas freguesias de Gemieira e Ribeira “encontra-se em fase de rescaldo”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR