A construção do Centro Interpretativo da Ponte 25 de Abril vai atingir um investimento de 4,3 milhões de euros, devendo estar concluído no prazo de um ano, anunciou esta terça-feira o diretor-geral da Associação do Turismo de Lisboa.

O investimento será suportado pela Associação do Turismo de Lisboa, entidade que vai explorar o espaço durante 15 anos.

Segundo o diretor-geral da Associação do Turismo de Lisboa, Vítor Costa, está aberto um concurso público para adjudicação da obra, prevendo que esteja concluída ainda durante o ano de comemoração do cinquentenário da Ponte 25 de Abril, até 06 de agosto de 2017.

O preço para visitar o Centro Interpretativo da Ponte 25 de Abril — Experiência Pilar 7, no pilar de Alcântara, em Lisboa, deverá ser de sete euros por pessoa, referiu Vítor Costa, esperando receber 175 mil visitantes por ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na cerimónia de apresentação do futuro Centro Interpretativo da Ponte 25 de Abril esteve presente o ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, que considerou que este “é um bom projeto para a cidade [de Lisboa] e para o país.

“Será um elemento importante de valorização da própria ponte, […] mais um impulso do ponto de vista turístico, mais um impulso para a economia, mais um elemento de promoção da cidade, de promoção das duas margens do Tejo”, declarou Pedro Marques, expressando que “é um excelente investimento”.

Para o governante, a Ponte 25 de Abril é “um elemento central de união entre o Norte e o Sul do país, um fator de coesão territorial”, que aproxima as pessoas e a economia do país.

“É uma ponte para hoje, mas para as próximas décadas também”, afirmou Pedro Marques, salientando a importância da infraestrutura do ponto de vista da mobilidade, assim como do desenvolvimento da Área Metropolitana de Lisboa.

Passados 50 anos da inauguração da Ponte 25 de Abril, obra que para o ministro do Planeamento e Infraestruturas é o “orgulho da engenharia portuguesa”, vai ser desenvolvido um projeto turístico e cultural sobre a ponte, que integra “um miradouro panorâmico e uma experiência sensorial, física e intelectual no pilar de Alcântara”.

De acordo com o vice-presidente da Infraestruturas de Portugal, José Serrano Gordo, a ideia de construção do Centro Interpretativo da Ponte 25 de Abril surgiu devido “inúmeros pedidos” de pessoas interessadas em filmar, fotografar e escrever livros sobre a ponte.

No âmbito dos 50 anos da Ponte 25 de Abril, o projeto turístico e cultural pretende abrir a infraestrutura à população, assegurou o responsável da Infraestruturas de Portugal, entidade que gere a ponte.

Uma das principais atrações do Centro Interpretativo da Ponte 25 de Abril — Experiência Pilar 7 vai ser um elevador que sobe cerca 80 metros de altura a partir da base do pilar de Alcântara, permitindo uma vista sobre Lisboa, o rio Tejo a margem Sul.

A Associação do Turismo de Lisboa espera que o projeto sobre a história da Ponte 25 de Abril contribua também para “uma maior mancha de utilização turística de Lisboa, desde a Baixa até Belém”, disse Vítor Costa.

Neste sentido, o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, crê que o projeto vai dar “a conhecer um outro olhar sobre a ponte”, principalmente o interior da infraestrutura, e que coloca “mais uma varanda sobre a cidade de Lisboa, sobre a região de Lisboa, sobre a margem Sul, sobre o rio Tejo”.

O autarca destacou a importância desta nova atração turística para a cidade de Lisboa, nomeadamente pela sua localização, uma vez que descentraliza as zonas já densamente procuradas como a Baixa, Castelo e Chiado.

Inaugurada a 06 de agosto de 1966, a primeira ponte sobre o rio Tejo em Lisboa, batizada com o nome de Salazar e que depois da Revolução de 1974 passou a ser conhecida como Ponte 25 de Abril, foi um marco da engenharia em Portugal e, passados 50 anos, continua a ser um elemento fundamental do sistema de transportes do país, utilizada diariamente por cerca de 300 mil utentes, por rodovia e ferrovia.