Apostada em reforçar aquele que sempre foi um atributo muito enaltecido do Mazda 6, o prazer que é capaz de proporcionar a quem o conduz, a marca de Hiroshima decidiu operar algumas melhorias no seu modelo, que deu a conhecer há algumas semanas atrás, e de que o Observador a seu tempo deu conta. Agora, o fabricante japonês acaba de anunciar que o lançamento do modelo em solo europeu, nas versões berlina e carrinha, ocorrerá no próximo Outono. Certamente após marcar presença no Salão de Paris, logo no início de Outubro – reservando-se para essa altura a revelação da data concreta de chegada ao mercado Português, bem como os respectivos preços.

Destaque principal, na nova geração do Mazda6, para o G-Vectoring Control, o primeiro sistema capaz de ajustar o binário do motor em função dos inputs transmitidos pela direcção. É, também, a primeira de várias tecnologias a propor pelo pacote Skyactiv – Vehicle Dynamics, com o objectivo de garantir um controlo integrado do motor, da transmissão e do chassi. E, assim, aumentar a ligação entre o automóvel e o seu condutor.

Quanto à mecânica, o renovado Mazda 6 será proposto, como actualmente, com caixas de velocidades de seis relações, manuais ou automáticas, passíveis de combinar com as unidades Skyactiv-G 2.0 a gasolina (nas versões de 145 cv e 165 cv) e 2,5 litros (192 cv). Mais importantes para Portugal são as duas derivações do motor turbodiesel Skyactiv-D 2.2 (150 cv e 175 cv), o qual integra três novas soluções destinadas a aumentar a resposta ao acelerador e a reduzir o ruído: High-Precision DE Boost Control (maior e melhor controlo da pressão de sobrealimentação), Natural Sound Smoother (sistema que utiliza um amortecedor para obviar o típico “bater” dos motores a gasóleo) e Natural Sound Frequency Control (promete suprimir três bandas de frequência críticas, em que os componentes do motor normalmente vibram de uma forma mais audível), tudo complementado com um melhor isolamento acústico do habitáculo.

E, por falar em interior, além das evoluções registadas em termos de design, registe-se a introdução do novo sistema Active Driving Display (o nome que a Mazda dá aos seus head-up display), com maior resolução e um arranjo diferente, além de um novo ecrã TFT LCD de 4,6” para o sistema de infoentretenimento, com cores e gráficos mais evoluídos.

Já no capítulo da segurança, o Mazda6 da nova geração estreia na Europa o sistema o TSR (Traffic Sign Recognition), que reconhece os sinais de trânsito, sendo ainda digno de menção o facto de o sistema Advanced SCBS (de travagem automática de emergência em cidade) ter trocados os anteriores lasers de infravermelhos por uma câmara frontal com sensores, o que permitiu ampliar o intervalo de velocidades em que consegue detectar a presença de outros veículos.

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