Numa altura em que a marca dos quatro anéis se encontra já a trabalhar na segunda geração do A1, prevista para 2018, os responsáveis da Audi terão dado o ‘OK’ a que a despedida da actual geração se faça “com pompa e circunstância”. Designadamente, com o lançamento de uma versão hipervitaminada do pequeno utilitário, a qual adoptará a designação RS1.

Segundo avança a “Autocar”, o futuro Audi RS1, cuja chegada ao mercado deverá acontecer já no início do próximo ano, terá na base o já conhecido quatro cilindros 2,0 litros turbo, embora a debitar qualquer coisa como 283 cv de potência. Ou seja, mais 51 cv que o actual S1.

Com tal “coração”, o RS1 facilmente conseguirá prestações abaixo dos 5,8 segundos anunciados pelo actual S1 na aceleração dos 0 aos 100 km/h, embora, até por questões de segurança, a velocidade máxima não deva ultrapassar aquela que é anunciada pelo “irmão” já em comercialização: 250 km/h.

Também como forma de controlar tamanha impetuosidade, o futuro pequeno desportivo, que será uma espécie de familiar directo do Volkswagen Polo R, contará igualmente, de série, com sistema de tracção integral quattro.

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Concebido como um concorrente directo do Mini John Cooper Works, o RS1 deverá ser disponibilizado tanto com a já conhecida caixa manual de seis velocidades, como com a nova caixa automática de sete velocidades, desenvolvida para aguentar binários até 500 Nm.

É expectável que o futuro pequeno desportivo da Audi venha a ser proposto tanto na versão de três como de cinco portas (Sportback), e por preços que deverão situar-se substancialmente abaixo dos valores pedidos na edição limitada que ficou conhecida como A1 quattro. A qual, no Reino Unido, custava qualquer coisa como 46.500€.