Numa altura em que a marca dos quatro anéis se encontra já a trabalhar na segunda geração do A1, prevista para 2018, os responsáveis da Audi terão dado o ‘OK’ a que a despedida da actual geração se faça “com pompa e circunstância”. Designadamente, com o lançamento de uma versão hipervitaminada do pequeno utilitário, a qual adoptará a designação RS1.
Segundo avança a “Autocar”, o futuro Audi RS1, cuja chegada ao mercado deverá acontecer já no início do próximo ano, terá na base o já conhecido quatro cilindros 2,0 litros turbo, embora a debitar qualquer coisa como 283 cv de potência. Ou seja, mais 51 cv que o actual S1.
Com tal “coração”, o RS1 facilmente conseguirá prestações abaixo dos 5,8 segundos anunciados pelo actual S1 na aceleração dos 0 aos 100 km/h, embora, até por questões de segurança, a velocidade máxima não deva ultrapassar aquela que é anunciada pelo “irmão” já em comercialização: 250 km/h.
Também como forma de controlar tamanha impetuosidade, o futuro pequeno desportivo, que será uma espécie de familiar directo do Volkswagen Polo R, contará igualmente, de série, com sistema de tracção integral quattro.
Concebido como um concorrente directo do Mini John Cooper Works, o RS1 deverá ser disponibilizado tanto com a já conhecida caixa manual de seis velocidades, como com a nova caixa automática de sete velocidades, desenvolvida para aguentar binários até 500 Nm.
É expectável que o futuro pequeno desportivo da Audi venha a ser proposto tanto na versão de três como de cinco portas (Sportback), e por preços que deverão situar-se substancialmente abaixo dos valores pedidos na edição limitada que ficou conhecida como A1 quattro. A qual, no Reino Unido, custava qualquer coisa como 46.500€.