O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, anunciou esta sexta-feira que a autarquia assinou o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) num valor total de 31,5 milhões de euros até 2020.

Os restantes três municípios que não assinaram os PEDU em maio (Gondomar, Matosinhos e Porto) ainda não o fizeram, mas apenas Gondomar continua sem perspetivas de quando é que tal possa acontecer.

“Ao fim de três anos de mandato, sem acesso aos fundos comunitários prometidos desde 2014, vamos ter acesso a 24,5 milhões de euros para financiamento do desenvolvimento sustentável do concelho. A negociação com o Governo resultou em mais sete milhões de euros que serão aplicados em Gaia em projetos essencialmente dedicados à resolução de problemas existentes na rede social”, pode ler-se na mensagem publicada no Facebook de Eduardo Vítor Rodrigues.

Depois de meses de “uma dura negociação em defesa dos interesses de Vila Nova de Gaia” e de, em abril, ter classificado as verbas comunitárias destinadas ao Norte como “exíguas”, tendo recusado a proposta de 24,5 milhões de euros, Eduardo Vítor Rodrigues compromete-se agora com “utilizar os recursos disponíveis com o mesmo rigor com que [tem gerido] a Câmara desde 2013, orientar os investimentos para as necessidades reais das pessoas e das instituições e fazer de Vila Nova de Gaia um motivo de orgulho para todos os gaienses e um bom exemplo de gestão autárquica no contexto português”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No final de maio, as câmaras do Porto, Gaia, Gondomar recusaram assinar os contratos de financiamento comunitário relativos aos PEDU propostos pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte (CCDR-N), agendados pelo Governo para o último dia daquele mês.

Fonte da Câmara de Matosinhos revelou na altura que aquela autarquia também não iria assinar os contratos nem marcar presença na cerimónia de assinatura devido a “uma questão de agenda”.

Nesse mesmo dia, o ministro das Infraestruturas e Planeamento, Pedro Marques, assegurou que o processo de contratos de financiamento comunitário dos PEDU estaria concluído dentro de semanas, depois de resolvidos os procedimentos de negociação e administrativos em falta.

A Lusa contactou hoje a autarquia matosinhense, que respondeu que a assinatura do PEDU local está prevista para o começo de setembro, enquanto fonte da Câmara Municipal de Gondomar disse à Lusa que o documento não foi assinado nem há perspetivas sobre quando é que tal possa vir a acontecer.

Já fonte da Câmara Municipal do Porto disse à Lusa que o PEDU ainda não foi assinado, mas que o assunto está a ser tratado com o presidente da CCDR-N e no “bom caminho”.