As trocas comerciais com São Tomé e Príncipe são largamente favoráveis a Portugal, que exportou no primeiro trimestre quase 14,5 milhões de euros e importou menos de 25 mil euros de produtos deste arquipélago.

As exportações portuguesas para este país lusófono aumentaram 14,5% no primeiro trimestre deste ano, para 14,4 milhões de euros, face aos primeiros três meses do ano passado, ao passo que as importações cresceram 91,2%, passando de 12,5 mil euros para 23,9 mil euros.

A balança comercial é, assim, largamente favorável a Portugal, já que as exportações representam a quase totalidade das trocas comerciais entre os dois países.

No ano passado, Portugal exportou bens e produtos no valor de 57,5 milhões de euros, tendo importado o equivalente a pouco mais de 156 mil euros.

As empresas portuguesas vendem essencialmente produtos alimentares, agrícolas e máquinas e aparelhos, ao passo que Portugal importa metais comuns e produtos agrícolas, com o item “Desperdícios, resíduos e sucata de ferro fundido, ferro ou aço” a valer 82,5% de tudo o que as empresas portuguesas compram às de São Tomé e Príncipe.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR