O presidente russo, Vladimir Putin, felicitou este sábado o líder revolucionário cubano Fidel Castro, que designou de “querido amigo”, pelos seus 90 anos.

“Você desfruta de profundo respeito na Rússia como um estadista notável que dedicou toda a sua vida a servir o povo de Cuba”, escreveu Putin num telegrama divulgado no ‘site’ do Kremlin.

“É difícil sobrestimar a sua contribuição pessoal para o desenvolvimento da amizade e cooperação entre os nossos países”, adianta o presidente russo, fazendo votos de “boa saúde, longevidade, vitalidade e prosperidade”.

Simultaneamente amado como um herói e odiado como um ditador, Castro é uma das figuras gigantes da história moderna que desafiou os Estados Unidos para transformar a sua nação num firme aliado da União Soviética.

As ligações entre Moscovo e Havana sofreram após o colapso da URSS, tendo o corte do enorme fluxo da ajuda financeira de Moscovo constituído um significativo golpe económico para a ilha.

Vladimir Putin tem procurado reforçar os laços com Havana, tendo estado com Fidel Castro em 2014 durante uma visita a Cuba.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR