Sep-Algarve-CostaVicentina

Praia de Odeceixe

É uma das pérolas de Aljezur que envergonha muitas das praias da Costa Vicentina. A Praia de Odeceixe é a praia mais setentrional do Algarve com bandeira azul, o galardão de excelência no que toca à qualidade da água. A forte ondulação do mar faz as delícias dos surfistas (e das escolas de surf que lá habitam) e a grande ribeira que a contorna — conhecida como a Ribeira de Seixe — é uma autêntica piscina para as crianças que estão a aprender a nadar. Esta praia é protegida e, segundo os nadadores salvadores, a temperatura máxima da água em pleno verão ronda os 25 graus. O vento varia consoante o dia mas a areia é macia.

Onde fica? Odeceixe, Aljezur
Ondulação? Forte
Acessos? Parque de estacionamento pavimentado e acesso fácil através de uma descida acentuada

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

praia, odeceixe, roteiro algarve, algarve, praia de odeceixe, praias, água, costa vicentina, barco, barco a motor, areia

Durante a maré baixa formam-se pequenas lagoas no areal da Praia de Odeceixe, onde as crianças costumam brincar. (foto: André Marques/Observador)

Praia de Vale dos Homens

A Praia de Vale dos Homens não faz jus ao nome, uma vez que é uma das zonas menos frequentadas de Aljezur, ideal para quem quer desligar durante as férias e não se importa de ficar sem rede por algumas horas. Com ou sem homens, a verdade é que é adorada pelos amantes da natureza que não se importam de descer uma escada com 285 degraus para estarem resguardados do vento e rodeados de falésias. Os mergulhos é que têm de ser dados com cuidado, não só porque a ondulação é alta e há muitas rochas no mar.

Onde fica? Rogil, Aljezur
Ondulação? Relativamente forte
Acessos? Parque de estacionamento em terra batida e acesso relativamente complicado numa escada com 285 degraus

praia, praia do vale dos homens, vale dos homens, costa vicentina, algarve, roteiro algarve, mar, água, escadas, acesso, bandeira vermelha

A paisagem selvagem da Praia de Vale dos Homens compensa os 285 degraus que tem de descer (e subir) para a visitar. (foto: André Marques/Observador)

Praia da Carriagem

O caminho para a Carriagem é em terra batida e o acesso é feito por escadas numa descida íngreme — uma das razões pela qual é pouco frequentada — mas as formações rochosas da praia compensam qualquer esforço para lá chegar. Já o cascalho e o pouco areal existente são os melhores amigos dos peixes, mexilhões e caranguejos que se escondem nos buracos das rochas. A Praia da Carriagem, em si, não é vigiada mas um porto seguro para adultos que estejam à procura de um sítio sossegado para descansar. A pouca areia tem muitas rochas e não é recomendável para grandes famílias com crianças pequenas.

Onde fica? Rogil, Aljezur
Ondulação? Relativamente forte
Acessos? Parque de estacionamento em terra batida e acesso complicado numa descida íngreme com escadas

praia, praia da carrapateira, carrapateira, roteiro algarve, algarve, costa vicentina, água, mar,

Nesta praia consegue observar uma enorme variedade da flora e fauna marítimas do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. (foto: André Marques/Observador)

Praia do Castelejo

O areal muito extenso da Praia do Castelejo transforma-o num dos melhores locais para levar a família a apanhar banhos de sol (a praia é vigiada) ou para praticar exercício físico. A areia é firme e estável para correr até ao areal da Praia da Cordoama e, quem sabe, fazer flexões e abdominais na toalha. Já a própria Praia do Castelejo encaixa-se no fundo de elevadas escarpas atravessadas por uma ribeira onde uma grande rocha negra de xisto (apelidada rocha da Laje) é a estrela principal da paisagem. No verão a temperatura da água ronda os 20 graus, mas os banhistas do Castelejo preferem antes dedicar-se à apanha de percebes, o marisco mais apreciado da região.

Onde fica? Vila do Bispo
Ondulação? Forte
Acessos? Parque de estacionamento pavimentado e acesso fácil através de um passadiço de madeira

praia, praia do castelejo, castelejo, algarve, roteiro algarve, mar, areia, ondas, 2016,

Não estranhe se, nos buracos das rochas negras de xisto, encontrar percebes, mexilhões e caranguejos. (foto: André Marques/Observador)

Praia das Furnas

É um paraíso (quase) secreto que, só para lá chegar, obriga-o a atravessar uma estrada muito estreita de terra batida. A ausência de indicações torna o acesso ainda mais complicado e é provável que fique sem rede (e GPS) a meio do caminho. Se encontrar uma velha casa em ruínas, o seu destino fica no fim da estrada de pedras. A Praia das Furnas, perto de Vila do Bispo e não de Vila Nova de Mil Fontes, é bastante desconhecida mas uma passagem obrigatória para os adeptos de nudismo que ocupam as pequenas cavernas das rochas quando a maré está baixa. A ondulação fraca faz as delícias dos animais dos banhistas que nadam de uma costa à outra. O destino perfeito se está à procura de água límpida e areia fina dourada.

Onde fica? Vila do Bispo
Ondulação? Fraca
Acessos? Parque de estacionamento em terra batida e acesso complicado por uma estrada de pedras

praia, praia das furnas, furnas, algarve, roteiro algarve, mar, areia, rochas, 2016,

Na maré baixa as cavernas fazem as delícias dos banhistas que são adeptos de nudismo. (foto: André Marques/Observador)

Sep-Algarve-Albufeira

Praia da Marinha

Foi considerada uma das 10 melhores praias da Europa pela revista Condé Nast Traveler e não será difícil perceber porquê. “É uma das praias mais fotografadas em Portugal, com areia dourada, água azul-turquesa e formações rochosas, muito popular entre famílias graças às suas grutas, piscinas naturais, águas límpidas e calmas, perfeitas para mergulhos”, lê-se no artigo. A água quente e a areia rochosa explicam porque é que a Praia da Marinha é cada vez mais frequentada. Invejada pelas suas altas falésias e incontáveis miradouros, é um ponto de passagem obrigatório para todos os apreciadores de pequenos destinos paradisíacos.

Onde fica? Carvoeiro
Ondulação? Fraca
Acessos? Parque de estacionamento em terra batida e acesso fácil por uma longa escadaria

praia, marinha, praia da marinha, 2016, roteiro algarve, algarve, escarpas, rochedos, areia, mar, água, algas,

Em 2015, a Praia da Marinha também foi classificada como um os melhores destinos da Europa pela European Best Destinations. (foto: André Marques/Observador)

Praia dos Três Irmãos

Areia dourada, mar azul e um passadiço em tom cobre. Eis as três maravilhas que fazem da popular Praia dos Três Irmãos uma das melhores praias do Algarve. A baía, abrigada entre rochedos, prolonga-se durante sete quilómetros que pode realizar no renovado Passadiço de Alvor. A temperatura da água calma, em pleno verão, chega a atingir os 22 graus e não faltam bares de praia para abastecer a família durante todo o dia. Enquanto a bandeira azul (e a bandeira de ouro) indicam a boa qualidade da água, a ondulação forte atrai os banhistas praticantes de surf e windsurf. Aqui também não faltam vendedores de bolas de Berlim e até de roupa de praia, caso seja apanhado desprevenido por uma das ondas.

Onde fica? Alvor, Portimão
Ondulação? Relativamente forte
Acessos? Parque de estacionamento em terra batida e acesso fácil através de um passadiço

praia, praia dos três irmãos, três irmãos, 2016, algarve, roteiro algarve,

A Praia dos Três irmãos está abrigada entre rochedos e tem uma temperatura de água que vai agradar até os mais friorentos. (foto: André Marques/Observador)

Praia dos Arrifes

É uma das mais pequenas do concelho algarvio e parte do seu charme é mesmo esse. Pensada para famílias e proibida para surfistas, a Praia dos Arrifes também é conhecida pela Praia dos Três Penecos, graças aos três rochedos que dominam a paisagem. Vai ser difícil estender a toalha mas a boa notícia é que pode passar o dia a observar os arcos nas paredes rochosas e os pequenos peixes a nadar nos poços naturais. A temperatura média da água no verão ronda os 22 graus e existe um restaurante onde pode petiscar ao por do sol com uma paisagem privilegiada.

Onde fica? Albufeira
Ondulação? Fraca
Acessos? Parque de estacionamento em terra batida e acesso escondido com escadas de madeira

praia, arrifes, praia dos arrifes, algarve, roteiro algarve, rochas, rochedos, mar, 2016,

A Praia dos Arrifes é cercada de pequenas arribas onde se formam poços naturais entre as rochas. (foto: André Marques/Observador)

Sep-Algarve-Loule

Praia da Barrinha

Os banhistas assíduos da Praia de Faro provavelmente ignoram o longo passadiço de madeira que se situa na extremidade nascente da Península do Ancão. Aí situa-se a Praia da Barrinha que, ao contrário da sua irmã, não tem edifícios, bares de praia ou mesmo estacionamento. Esta está quase sempre deserta, em comparação com a Praia de Faro, e também pode ser acedida de barco. A temperatura da água é relativamente mais fria e a ondulação, graças ao vento que afeta o extenso areal, mais forte.

Onde fica? Barrinha, Ilha de Faro
Ondulação? Forte
Acessos? Não há parque de estacionamento e o acesso é feito através de um passadiço longo e degradado

praia, barrinha, praia da barrinha, algarve, roteiro algarve, areia, mar, 2016,

A Praia (quase) deserta da Barrinha é o local ideal para praticar surf, windsurf, kitesurf e paddleboard. (foto: André Marques/Observador)

Praia do Farol

A Praia do Farol é a mais difícil de aceder porque tem de apanhar um barco para a Ilha da Culatra a partir do Cais da Porta Nova (Portas do Mar), em Faro. A boa nova é que, durante a viagem congestionada que ronda os 40 minutos (a ida e volta custa 5€ para adultos no pequeno balcão à porta do cais), pode desfrutar da beleza natural da Ria Formosa. À chegada do barco, o acesso é feito por uma estrada rodeada de pequenas casas e bares de praia. O extenso areal costuma estar congestionado mas torna-se gradualmente mais calmo a nascente. A temperatura máxima da água límpida ronda normalmente os 22 graus.

Onde fica? Ilha da Culatra, Faro
Ondulação? Fraca
Acessos? Por barco (consulte os horários aqui)

praia, ilha, farol, ilha do farol, praia da ilha do farol, algarve, roteiro algarve, 2016,

Não será difícil perceber porque é que a Praia do Farol se chama assim. Este faz parte da paisagem ao longo do extenso areal. (foto: André Marques/Observador)