Será que a Jaguar pretende fazer com o XJ13 aquilo que já fez com outros modelos históricos: voltar a produzi-los, em edições muito limitadas, através da sua nova Divisão de Clássicos, para depois vender essas mesmas unidades a clientes especiais ou a coleccionadores, a preços astronómicos?

A dúvida instalou-se com a notícia de que a marca britânica terá voltado a registar a designação XJ13, pese embora tenha sido produzido apenas um exemplar deste modelo, em 1966, que nunca chegou sequer a ser homologado para a circulação na via pública.

Segundo a “Autocar”, a Jaguar garante que a decisão de voltar a registar a denominação não tem a ver com um possível “regresso à vida” por parte do modelo. A marca assegura que se trata, apenas e só, de uma medida standard.

Ainda assim, a verdade é que a curiosidade disparou, até por se tratar de um modelo do qual apenas há um único exemplar, na posse do Jaguar Daimler Heritage Trust. E que já teve inclusivamente de ser restaurado, em 1971, depois de ter protagonizado um acidente com o piloto Norman Dewis ao volante, durante a filmagem de material promocional para o lançamento do E-Type V12.

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Originalmente, a Jaguar propôs-se a construir pelo menos 25 unidades do XJ13, para que este pudesse correr em Le Mans, o que nunca aconteceu

A própria Jaguar garante que a unidade restaurada já não é uma reprodução exacta do modelo original, o qual exibia, entre outras particularidades, um V12 5,0 litros com 509 cv, com o qual a única unidade construída – homologada ainda como protótipo – alcançou, em pista, uma velocidade máxima de 259 km/h. Ou seja, 17,7 km/h mais que o E-Type.

Aquando da produção do original, refere a “Autocar”, a Jaguar propôs-se a construir pelo menos 25 unidades desse mesmo XJ13, número mínimo para que o modelo pudesse ser homologado para correr em Le Mans. Algo que, no entanto, o fabricante acabou por não conseguir fazer, e que agora dá força aos rumores de que a marca poderá mesmo avançar para a construção das unidades em falta, de forma a finalizar a homologação nunca feita.