O verão é a altura do ano que andamos mais felizes. Mas também andamos mais suadas, com a maquilhagem borrada e o cabelo peganhoso. E em dias como os da última semana, em que as temperaturas bateram nos 40 graus, torna-se penoso pensar em colocar até uma base no rosto. Ora, se há uma época do ano em que pode aliviar a sua rotina diária, o verão é a altura certa: menos camadas de produtos, menos contornos e procurar a palavra “waterproof” em tudo o que usar. E se até a rainha da maquilhagem, Kylie Jenner, está a dar descanso à sua pele minuciosamente maquilhada todos os dias, nós também podemos, certo?

View this post on Instagram

????

A post shared by Kylie ✨ (@kyliejenner) on

Eis tudo o que precisa de saber para sobreviver ao calor. Em beleza, claro:

O primer é produto estrela do seu nécessaire

O ideal seria aliviar as camadas de produtos que usa porque a combinação maquilhagem + suor pode entupir os poros e potenciar o aparecimento de acne. Mas se não vive sem a sua base, a chave para uma cobertura duradoura é usar o produto que durante o resto do ano ignora: o primer. Serve especificamente para fazer com que a base fixe durante horas. A única coisa que precisa é de garantir que usa uma fórmula leve e sem óleo para não pesar na pele.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esqueça a cobertura total

Tal como Kylie Jenner deixou as sardas darem o ar de sua graça, os corretores, ao serem fórmulas demasiado densas, podem começar a escamar com o calor. Se não dispensa algumas zonas – as olheiras são problemáticas até no verão, nós sabemos – use corretores de textura leve mas altamente pigmentados. É este o truque para garantir cobertura das olheiras e de algumas marcas mas sem ficar manchada. E escusado será dizer que tem de dizer a palavra mágica “waterproof” (à prova de água) para não ter de se preocupar com a transpiração.

Troque os pós pelos cremes

Especialmente nas sombras de olhos e no blush. Quando a transpiração e os pós se misturam, o resultado é como se tivesse uma espécie de “papa” a escorrer pelo rosto. Nos olhos, opte por sombras em creme que, além de resistirem ao calor sem borrar, mantêm a cor e não brilham ao sol. Na pele, a regra é a mesma: um blush em pó pode, literalmente, começar a escorrer ainda antes de sair do carro. Use blush em gel ou em creme e esbata com os dedos.

Troque as cores pelos brilhos

A maquilhagem “nude” costuma ser tendência todos os verões exatamente porque estamos mais morenas, temos um ar mais saudável e podemos tirar partido disso. No dia-a-dia, troque os batons coloridos pelos brilhos de lábios e bálsamos hidratantes com cor, não carregue nos olhos e aposte mais em máscaras de pestanas do que em riscos de eyeliner. O ideal será manter-se o mais descontraída e minimal possível. As cores tendem a brilhar com o sol, podem tornar-se pesadas e, ao invés de dar luz ao rosto (que é o objetivo), tornam-no ainda mais carregado e envelhecido.

Use sempre, sempre, sempre um pó translúcido

A par com o primer, é outro dos produtos que, se o ignora durante o resto do ano, no verão torna-se o seu melhor amigo. Além de fixar a maquilhagem, vai matificar a pele e reduzir o brilho. Mais, como é incolor, não vai causar problemas com a transpiração.

Leve na mala: toalhitas anti-oleosidade e um spray

Já falámos nos sprays há uns tempos: águas termais, águas de beleza, brumas, fixantes de maquilhagem e águas celulares. Pode escolher à vontade porque hidratam a pele, refrescam, reduzem a oleosidade e fixam a maquilhagem. E porque, por vezes, por mais precauções que tenha, o calor é simplesmente insuportável, as toalhitas anti-oleosidade não retiram a maquilhagem e podem ser passadas na pele para absorver a oleosidade e o brilho que, a meio o dia, se possa ter acumulado na pele.

Na fotogaleria, em cima, veja as nossas sugestões de produtos que tem de ter no seu nécessaire nestes dias de calor.