– A responsável da Sociedade Protetora dos Animais Domésticos (SPAD), no Funchal, afirmou que as doações feitas por várias entidades para tratar os animais feridos nos incêndios da semana passada serão suficientes para cerca de um mês.

“Esta ajuda [alimentação e medicamentos] vai-nos dar para cerca de mais de um mês, para tratar os animais feridos dessa noite [terça-feira]”, disse Raquel Estudante, agradecendo o apoio prestado, que qualificou como “um gesto grandioso”.

Devido ao incêndio que afetou as instalações da sociedade na terça-feira (dia em que o fogo chegou ao centro do Funchal, depois de ter deflagrado na zona alta, na segunda-feira), foi necessário soltar os 120 animais que estavam a seu cargo.

“Hoje todos os animais estão recolhidos, a vida voltou à normalidade”, afirmou o secretário regional de Agricultura e Pescas, Humberto Vasconcelos, durante uma visita à infraestrutura da SPAD para doar ração para os animais e inteirar-se das necessidades da associação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O responsável anunciou que serão analisadas as necessidades desta associação, visando “encontrar uma plataforma de ajuda no sentido de que a SPAD possa continuar a desenvolver o seu trabalho em prol dos animais, que tanto necessitam, na Região Autónoma da Madeira”.

Humberto Vasconcelos acrescentou que vão analisar as “instalações afetadas pelos incêndios e ver como colaborar no sentido de recuperá-las”.

Os incêndios que fustigaram a Madeira na semana passada, afetando sobretudo o concelho do Funchal, deixaram um vasto rasto de destruição e fizeram três mortos, um ferido grave e centenas de desalojados.