As novas regras do Euromilhões foram publicadas esta terça-feira em Diário da República e prometem algumas mudanças para quem gosta de testar a sorte. Em linhas gerais, e já a partir de 24 de setembro, cada aposta simples passa a ser mais cara (50 cêntimos), o jackpot base vai aumentar e o número de estrelas também.

Começando pelo que mais interessa para quem sonha ser milionário apenas com um golpe de sorte: o jackpot base passa de 15 milhões para 17 milhões.

Mais: a partir de dia 24, com o sorteio alargado pela primeira vez aos 27 países da Zona Euro, o SuperDraw (sorteio especial que garantia até agora um jackpot mínimo de 100 milhões de euros) vai passar a ser de 130 milhões.

Em relação às regras de jogo, regra geral, mantêm-se, ou seja, os apostadores continuarão a ter de escolher cinco dos 50 números disponíveis, mas as contas complicam-se na hora de escolher as estrelas: em vez de 11, os jogadores terão de escolher agora 12.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

E assim chegam as “más notícias” para os apostadores: se é certo que os jackpots são agora mais tentadores, as probabilidades de os ganhar são menores — 1 em 140 milhões contra os 1/117 milhões originais. Ainda assim, em termos globais, mantém-se a relação 13/1 para ganhar um prémio.

As mudanças não se ficam por aqui. O Governo decidiu criar um novo jogo — o Totosorteio –, que será associado ao Euromilhões e cuja aposta custará 30 cêntimos. Apostar no Euromilhões passa a implicar necessariamente apostar no Totosorteio.

Na prática, o novo jogo consiste num sorteio de números em que, pelo preço de 0,30 euros por aposta, além do valor da aposta no Euromilhões — atualizada para 2,20 euros (daí, o total da aposta ser agora de 2,50 euros) — os apostadores portugueses arriscam-se a vencer um prémio garantido no valor de 1 milhão de euros.

Quando anunciou as alterações às regras do Euromilhões, o Governo justificou a criação deste novo jogo com a necessidade de “combater a oferta ilegal que se verifica existir neste tipo de sorteios de números, assim como equiparar as regras nacionais do jogo Euromilhões às restantes Lotarias da União Europeia”. Este novo sorteio, que reverterá também para “fins de interesse público”, realizar-se-á já a 30 de setembro.