Bafut é uma cidade na província nordeste de Camarões. Fica numa comuna moderna do país e tem um sistema administrativo de acordo com esses padrões, mas ainda prevalece em paralelo uma estrutura tradicional de monarquia, que se chama Fondom. Abumbi II é o 11.º fon da região e, como manda a tradição, herdou as mulheres do seu pai. Mas os costumes também ditam que deve casar-se com as suas rainhas. Contas feitas, é casado com quase cem mulheres, conta a CNN.

As regras são estas porque “atrás de cada homem de sucesso, deve estar uma mulher de sucesso e de confiança”. Quem o diz é a rainha Constança, a terceira mulher do rei. Ainda assim, talvez não fossem necessárias tantas. E talvez não precisassem de ser herdadas. Mas também isto tem uma razão: as mulheres mais velhas ensinam a tradição às mulheres mais novas e também ao rei, já que antes era apenas príncipe e não foi preparado para a nova tarefa que terá que enfrentar.

Esta tradição faz parte da cultura do país que adotou alguns costumes ocidentais depois da colonização. E muitas tradições têm vindo a perder relevância. A poligamia é comum em todo o continente africano e é legal em Camarões, mas é uma prática que tem vindo a diminuir.

É desafiante gerir duas culturas que coexistem e que muitas vezes chocam. O fon Abumbi II tem consciência do desafio que enfrenta. O homem que governa a região já há 47 anos afirmou que “Durante o colonialismo outros valores de governo chegaram, diferentes dos valores tradicionais que tínhamos e, portanto, há um conflito constante entre valores tradicionais e valores ocidentais modernos. O meu papel é combiná-los de forma a encontrar um caminho para que os meus súbditos possam usufruir dos frutos do desenvolvimento e da modernidade sem destruir a sua cultura. Sem cultura, não se é um ser humano, mas um animal.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Também o fon Ndofua Zofia II, de Babungo, acredita que não tem que haver contradição entre as práticas modernas e os valores antigos. O governante herdou do pai 72 mulheres e mais de 500 filhos, mas, na sua opinião, a poligamia não condiciona ninguém de usufruir dos benefícios das sociedades modernas. Prova disso é que muitas das suas mulheres falam inglês fluentemente, apesar de serem de uma região que foi colonizada pelos franceses.

Para conhecer melhor a cultura de Babut, veja o vídeo.