Este ano o outono vai chegar bem acompanhado à capital portuguesa, com música, ballet e muitas estrelas. A Rota das Artes acontece este ano a partir de 23 setembro, no Real Picadeiro do Colégio dos Nobres, integrado no espaço do Museu Nacional de História Natural e da Ciência em Lisboa.

Até 23 de outubro, o programa inclui diversas manifestações culturais em diferentes formatos, entre concertos e recitais, óperas e bailados. Do programa fazem também parte espetáculos de música de câmara e diversos roteiros museológicos propondo uma visão inovadora sobre as melhores coleções da capital, sejam os azulejos, as tapeçarias ou as joias e pedras preciosas.

Programa

Mostrar Esconder

SETEMBRO
Sexta 23 | 21h00 | Os Ballets e a Música – Tchaikovsky • Prokofiev; Solistas Bolshoi;

Sábado 24 | 21h00 | Os Ballets e a Música – Tchaikovsky • Prokofiev; Solistas Bolshoi;

Sexta 30 | 21h00 | Ivo Pogorelich – Recital

OUTUBRO
Sábado 8 | 21h00 | A Flauta Mágica – Mozart; Maestro Massimo Spadano; Marionetista: Arne Högsander

Domingo 9 | 16h30 | A Flauta Mágica – Mozart; Maestro Massimo Spadano; Marionetista: Arne Högsander

Sábado 15 | 21h00 | Water Music – Händel

Sábado 22 | 21h00 | Sonho de uma Noite de verão – Shakespeare • Mendelssohn; Maestro Stephen Barlow

Domingo 23 | 16h30 | Sonho de uma Noite de verão – Shakespeare • Mendelssohn; Maestro Stephen Barlow

 

ROTA DAS ARTES 2016
Quando? De 23 de setembro a 23 de outubro

Onde? Real Picadeiro do Colégio dos Nobres – Rua da Escola Politécnica, 60, Lisboa

Preço? A partir de 10 Euros até 65 Euros (desconto de 20% para menores de 16 e +65 anos, além de outros incentivos especiais)


A edição deste ano vai abrir com “Os Ballets e a Música”, espetáculo que propõe uma viagem singular pelas paisagens sonoras e coreográficas de alguns dos mais famosos bailados clássicos. Pela primeira vez em Lisboa vão atuar seis bailarinos da Companhia de Ballet do Teatro Bolshoi, entre solistas e bailarinos principais, aguardando-se um espetáculo visual inesquecível, cortesia do impressionante guarda-roupa do mais famoso teatro de Moscovo.

Com música de Tchaikovsky e Prokofiev, as partituras serão executadas ao piano pelo duo Ludmila Berlinskaya e Arthur Ancelle, dois talentos confirmados e agraciados pela crítica especializada com alguns dos mais altos louvores em diferentes ocasiões. Ao longo de hora e meia propõem-nos um diálogo emocionante entre o piano e os bailarinos, numa sequência panorâmica de clássicos da música e do bailado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nota de excelência para o recital de Ivo Pogorelic, o pianista muitas vezes apontado como o herdeiro da escola de Franz Liszt que é também “Embaixador da Boa Vontade” da UNESCO, fruto dos contributos para causas humanitárias a que está ligado. Natural de Belgrado, na atual Sérvia, Pogorelic regressa a Lisboa para uma nova exibição do seu génio criativo e da sua genial competência técnica, num repertório romântico composto por obras de Mozart, Schumann, Chopin e Rachmaninov.

A luz e a poesia do universo de Mozart configuram outro dos destaques obrigatórios desta edição da Rota das Artes. Trata-se da imperdível recriação do clássico “A Flauta Mágica”, com as magníficas criações do sueco Arne Högsander, um dos mais importantes marionetistas da atualidade que foi colaborador habitual do realizador Ingmar Bergman.

17710962_770x433_acf_cropped

ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Imaginada por Händel, a pedido do rei Jorge I, a “Water Music” é uma das mais notáveis obras do compositor alemão, um conjunto de movimentos habitualmente executados em três suites. O monarca, de origem germânica, não reunia grande consenso no seio da aristocracia britânica e decidiu por isso oferecer uma grandiosa celebração nas margens do rio Tamisa, uma festa fluvial como ficou conhecida, para conquistar a simpatia da corte e do povo. O concerto que se estreou em Londres, em 1717, é desta vez recriado no cenário do Real Picadeiro com recurso às mais recentes técnicas de iluminação e de videoprojeção, uma festa para os sentidos que apenas termina na apoteose de “Music for the Royal Fireworks”.

A fechar esta lista de estrelas que vai marcar a Rota das Artes surge o magnífico “Sonho de Uma Noite de verão” de William Shakespeare, entregue à imaginação musical de Felix Mendelssohn. A performance do elenco, composto por atores que colaboram habitualmente com a Royal Shakespeare Company, alia-se a um dispositivo cénico de alto nível para reproduzir a dimensão filosófica e onírica do autor da peça teatral. Uma das mais famosas obras de sempre, legendada em português, no culminar de um festival que resulta de uma parceria institucional com o Museu Nacional de História Natural e da Ciência, apoiada pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Os espetáculos da Rota das Artes são apresentados no Real Picadeiro, único edifício que resta do antigo Colégio dos Nobres, datado de 1761, mandado construir pelo Marquês de Pombal. Com um teto soberbo em madeira, classificado como imóvel de interesse público em 1978, o picadeiro exibe uma atmosfera visual e acústica singular. Está integrado no espaço do Jardim Botânico do Museu de História Natural e da Ciência, na Rua da Escola Politécnica, em Lisboa.

Os bilhetes para cada espetáculo já estão à venda no site da Rota das Artes.