Cristiano Ronaldo, o internacional português que é, simultaneamente, peça fundamental na Selecção Nacional de futebol e na equipa do Real de Madrid, regressou à sua casa na capital espanhola e publicou na rede social Instagram um pequeno filme seu, ao volante do novo Bugatti Veyron.

O profissional português, considerado por diversas vezes o melhor jogador do mundo, venceu o Euro 2016 em Paris, a 10 de Julho e, passado menos de uma semana, postou no Instagram a primeira foto do prémio que ofereceu a si próprio para marcar a conquista do título: um Bugatti Veyron 16.4 Grand Sport, a versão descapotável do Veyron.

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Curiosamente, Ronaldo recebeu o seu Veyron quando estava fora. É que depois da vitória no Campeonato Europeu de Futebol, em França, o ás da bola foi de férias em Ibiza e foi precisamente nesse período que a Bugatti entregou o Veyron 16.4 Grand Sport em Madrid.

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Mas, apesar da distância, o craque português acusou a recepção do seu mais recente bólide com um post no Instagram, com a seguinte legenda: “o animal chegou!” E foi tal o contentamento de Ronaldo com a sua nova aquisição, que os fãs não tiveram de esperar muito para poderem ver ambos.

Um descapotável com 1001 cv que atinge 407 km/h

Cristiano Ronaldo tem uma invejável colecção de automóveis – a sua outra paixão, depois do futebol –, mas este Bugatti é um caso à parte. O construtor francês de veículos híperdesportivos pertence ao do Grupo VW desde 1998, tendo produzido o seu primeiro veículo desta nova era em 2005. Precisamente o Veyron 16.4, denominação que deriva de possuir um motor de 16 cilindros e quatro turbocompressores.

Com oito litros de capacidade (7993 cc), a “alma” do Veyron produz 1001 cv e de forma bastante folgada, gerando um binário brutal de 1250 Nm logo às 2200 rpm, valor que se mantém estável até às 5500 rpm. O motor está montado em posição central, atrás dos dois ocupantes, perseguindo uma distribuição correcta do peso pelos dois eixos. Acoplado ao motor está uma caixa de dupla embraiagem e sete velocidades, que permite ao modelo atingir 100 km/h. Em primeira, é claro. Depois, há mais seis velocidades: a 2.ª empurra-o para além dos 140 km/h, a 3.ª permite-lhe aflorar 191 km/h, com a 4.ª a atingir os 246 km/h, e a 5.ª a fixar a fasquia nos 301 km/h – valor que, normalmente, marca o fim das habilidades dos superdesportivos em matéria de velocidade máxima.

Mas, a apenas 301 km/h, o Veyron ainda está a aquecer. É que depois vem a 6.ª, que o impulsiona a 362 km/h, para a 7.ª o elevar a 407 km/h. E, se isto não bastar, a Bugatti tem uma versão mais potente deste modelo, denominada Super Sport – exclusivamente com carroçaria fechada e que extrai 1200 cv deste mesmo motor –, essa sim capaz de atingir 431 km/h, apesar de estar limitada electronicamente a 415 km/h para proteger os pneus de um aquecimento excessivo.

O Veyron possui ainda tracção integral e uns imponentes 2043 kg (possui 80 kg de reforços adicionais face à versão coupé de carroçaria fechada), o que não o impede de passar pelos 100 km/h ao fim de apenas 2,7 segundos. É tão rápido que dá para esquecer os 24,9 litros que anuncia como consumo médio, ou os 40 litros que facilmente atinge. Ou mais do dobro disso, se pretender rodar a 400 km/h (ver ficha técnica)

Este Bugatti Grand Sport descapotável, de que foram produzidas apenas 35 exemplares – mais 260 em versão fechada, desde 2005 –, tem um valor, antes de impostos, próximo dos 1,5 milhões de euros, a que urge somar cerca de 700 mil euros de impostos, entre IVA e “impuesto de matriculación”, uma vez que o veículo em causa tem matrícula espanhola, o que atira o valor final para qualquer coisa próxima dos 2,2 milhões de euros.

Ronaldo não divulgou o valor que pagou pelo seu Bugatti, mas sabe-se que existe uma relativa proximidade entre o reputado jogador e o fabricante de automóveis. Tanto mais que participaram ambos num anúncio da Nike, em 2008, em que o futebolista bate o Veyron no arranque. Ora veja:

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Este “animal” requer alguma estimação

Como qualquer animal de estimação, também o Veyron exige, por parte do dono, alguns cuidados. Por exemplo, se a estrela portuguesa quiser – e é conhecido o espírito competitivo de Cristiano Ronaldo – fazer uma corrida contra alguém, recomendamos vivamente que coloque a capota. É que só assim o Grand Sport assegura 407 km/h, uma vez que sem ela está limitado electronicamente a 360 km/h.

Outra dica: os pneus deste Bugatti são impressionantes, com 265 mm de largura à frente e 365 atrás. E são exclusivamente produzidos pela Michelin, uma série especial dos Pilot Sport 2, pois não fácil suportar mais de 400 km/h. Mas como não duram mais de 4000 km, segundo a informação do fabricante, Ronaldo deverá estar preparado para gastar regularmente 16.300€ por cada jogo de pneus.

Mas como “um mal nunca vem só”, impõe-se uma terceira nota, acerca das jantes. São lindas, leves, caras e não duram muito. A Bugatti avisa que o proprietário deve trocar as quatro jantes em cada três mudas de pneus, ou seja, após 12 mil quilómetros tem de investir mais 108.000€ em jantes. Sensivelmente o preço daquele Porsche 911 Turbo que Ronaldo também possui lá na sua garagem. Em alternativa, pode apenas submetê-las a um teste de stress, para despistar eventuais fissuras, e ficar-se pelos 34.000€ (mais de 8.000€ por jante). Mas quem quererá arriscar um bólide de 2,2 milhões para poupar 74.000€?

Por fim, as revisões, que são impossíveis de realizar em Espanha e, muito menos, em Portugal, pelo que o carro tem de regressar à fábrica ou arranjar uma equipa de técnicos que se desloque a Madrid. De todas as formas, uma revisão de rotina arranca nos 16.000€. Mas oferecem a lavagem. Em princípio.