Ambergris Caye

A ilha a que Madonna dedicou a música “La Isla Bonita”, é hoje um dos spots mais procurados no Belize. Mar esmeralda, praias de areia muito branca, palmeiras de postal alinhadas pela costa, bons lodges e alguns dos melhores restaurantes do país.

Na capital, San Pedro, já há mais bulício, mas é também o melhor sítio para ficar a conhecer um pouco da vida dos 13 mil habitantes da ilha – mestiços, garifunas, maias, crioulos, arábes, indianos, chineses.

No Norte, lodges com as suas piscinas infinitas e camas de redes a bailoçar ao vento. Para completar o cenário, a um punhado de milhas de distância, alguns dos melhores spots de mergulho do país. Ideal para uns dias ao sol do Caribe.

IMG_7202

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Onde ficar

No El Secreto, um dos melhores lodges da ilha, a 20 minutos de barco da confusão de San Pedro. Não lhe faltam argumentos: a praia deserta, as espreguiçadeiras semi-mergulhadas na piscina, a zona de estar com chão de areia, a sala de jantar aberta para o mar azul esmeralda, a areia tão fina, tão branca. E os quartos são fantásticos, pequenos bungalows com chuveiro a céu aberto e jacuzzi privado no terraço. Quarto duplo a partir de 250 euros. Reservas através do mail: info@elsecretobelize.com.

DSC_1641

Um bom spot para almoçar

No Wild Mango’s, um restaurante de sabores caribenhos com um alpendre fantástico mesmo em frente ao mar. Tem saladas óptimas e um ceviche equatoriano maravilhoso. Os preços são acima da média (como em todos os restaurantes na ilha), mas o tamanho das doses também. 42 Barrier Reef Drive. +501-226-2859. Aberto de segunda a sábado das 12h às 21h. Preço médio por pessoa: 20 euros.

DSC_1691

Um copo ao final do dia

OCholo’s Bar não é um sítio cheio de glamour, mas tem uma esplanada com mesas e bancos de madeira, mesmo na areia. É o spot perfeito para beber uma Belkin – a cerveja local – e entabular conversa com alguns dos muitos locais que aqui se reúnem ao final da tarde. Não se esqueça de provar o ceviche, é divinal. Jewfish Street. Aberto todos os dias das 10h à 00h. Preço médio por pessoa: 10 euros.

DSC_1746

A não perder

O Belize é conhecido entre os mergulhadores pelo “Blue Hole”, o maior buraco azul do mundo com 300 metros de largura e 124 metros de profundidade. Os tours partem diariamente às 06h e voltam por volta das 17h. Se preferir um mergulho mais próximo tem a reserva “Hoi Chan” e a “Shark Ray”, uma maternidade de tubarões. O El Secreto tem centro de mergulho onde pode marcar as saídas.

belize_blue_hole_0

Caye Caulker

A 30 minutos de barco de San Pedro, esta ilha é uma espécie de Ambergris Caye há duas décadas: tem pouco mais de mil habitantes, as ruas são de areia, só há meia dúzia de pequenos lodges, muitos hippies, nada de carros ou motas, casinhas de madeira às cores, gelatarias orgânicas, algumas bancas a vender bijuteria e artesanato e uma praia sem fim. O paraíso podia ser isto.

DSC_1782

Onde ficar

No Rainbow Hotel, um lodge simples mas mesmo em cima da areia, frente ao mar e com a aura descontraída do resto da ilha. Tem ainda um fantástico restaurante palafítico. Front Street. rainbowhotel@btl.net. +501 226-0123. Quarto duplo a partir de 75 euros por noite.

26324585

Onde comer

No La Cubana, um restaurante despretensioso com uma esplanada mesmo frente ao mar. É conhecido pelo porco assado no espeto e pelas lagostas grelhadas. Acompanhe com um mojito, são muito bons. Avenida Hicaco Caye. Está aberto de Segunda a Sábado das 08h às 21h30. Preço médio por pessoa: 18 euros.

DSC_1766

Onde beber um copo

No Barrier Reef Sports Bar & Grill, um dos bares mais animados da ilha, ponto de encontro entre locais da ilha e estrangeiros residentes. Por aqui é normal que a festa comece à tarde e se arraste pela noite dentro. Para variar da Belkin, peça uma caipirinha. Avenida Hicaco Aberto de Segunda a Sábado das 11h às 23h e aos Domingos das 9h30 às 00h.

IMG_1802

Como chegar

A United Airlines voa a partir de Lisboa ou do Porto para o Belize, com escala nos Estados Unidos. Viagem de ida e volta a partir dos 650 euros.

Da Cidade do Belize para Ambergris Caye há vários voos diários operados pela Tropic Air. A viagem dura cerca de 30 minutos e ida e volta a custa cerca de 100 euros.

IMG_1677