O frigorífico é um aliado indispensável quando o objetivo é conservar os alimentos. Mas quando se trata de fruta e legumes, não basta colocá-los no frio e esperar que se mantenham tão frescos como no dia em que os comprámos. Acondicionar certos alimentos no frigorífico tem mais arte do que aparenta e há comida que não deve guardar a baixas temperaturas. Diz quem sabe que os tomates e as batatas não gostam de frio. Os pimentos também ficam melhor do lado de fora, porque têm tendência a ficar moles. O ideal é mantê-los à temperatura ambiente, assim como os pepinos.

Mas e se não tiver outra alternativa? Pode seguir algumas dicas para que frutos e vegetais não alterem a cor, o sabor e a consistência quando os coloca no frigorífico. Regra geral, fruta e vegetais não devem guardados juntos. E nem todos os frutos amadurecem à mesma velocidade. O que quer dizer que devem ser afastados no frigorífico para a maturação das bananas não faça com que as maçãs apodreçam, por exemplo. Confira as 7 melhores dicas dos sites Cleverly, Kitchn e do jornal Daily Mail para a preservar a fruta e os vegetais no frigorífico.

Tomates

Deve evitar colocar os tomates no frigorífico porque perdem muito sabor. A nutricionista Aloysa Hourigan explicou ao jornal britânico que se comprar tomates verdes, eles amadurecem melhor à temperatura ambiente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Quando chegarem ao ponto de maturação, podem ser guardados no frigorífico senão começam a estragar-se… Mas os tomates não amadurecem no frio”, explicou Aloysa Hourigan. Quando os colocar no frio, deve fazê-lo com a rama para cima.

A rama é uma das partes do tomate que mais depressa se deteriora com a humidade do frigorífico e deve ficar sempre para cima para que os tomates — já de si muito sensíveis ao frio — durem mais tempo. Outra dica: deve comprar tomates com a rama e não deve retirá-la até serem consumidos porque esta parte, apesar de sensível, ajuda à conservação.

Bananas

As bananas ficam escuras com facilidade fora do frigorífico, mas dentro dele têm tendência a perder o sabor. Para as conservar por mais tempo mantenha-as em cacho e envolva os “pés” com película aderente. Uma vez no frigorífico, afaste os outros frutos o mais possível do cacho. As bananas emitem etileno (um gás que funciona como agente de maturação) e fazem com os frutos próximos amadureçam (e alguns se estraguem) mais depressa.

Não misture frutas e vegetais

Para além das bananas, os pêssegos, os melões, as mangas, as ameixas e as pêras, são outros dos frutos que emitem etileno. Este gás causa a deterioração mais rápida de maçãs, batatas, cenouras ou beringelas. Por isso, evite misturas na gaveta do frigorífico, em especial, de vegetais de folhas verdes (espinafres ou agriões) com fruta.

Por outro lado, alguns frutos e vegetais devem ficar juntos, para aumentar o tempo de conservação de ambos. Pode colocar maçãs e batatas na mesma gaveta ou prateleira do frigorífico. Mas batatas e as cebolas não devem estar próximas. Quanto mais afastadas estiverem no frigorífico mais tempo se conservam.

Cuidado com os abacates e com as uvas

Existem duas regras para aumentar o tempo de conservação dos abacates. Os verdes devem ser colocados num saco de papel dentro do frigorífico até amadurecerem. Quando estão maduros, devem ser envolvidos em película aderente.

96380234_e3bd982a1c_b

Coloque os abacates ainda verdes num saco de papel. Créditos: Nate Steiner/Flickr

As uvas devem ser acomodadas no frigorífico numa caixa, para que fiquem espalhadas e não amontoadas. Colocá-las num saco de plástico também ajuda à conservação, mas deve ficar entreaberto e ter furos.

Como colocar o quê dentro do frigorífico?

A fruta e os vegetais devem ficar no local mais seco do frigorífico, nas gavetas debaixo. Para ajudar a mantê-los o mais secos possível coloque algumas folhas de papel absorvente no fundo da gaveta. Este truque permite manter a humidade em excesso sob controlo. As hortaliças e outros vegetais de folha verde (espinafres, agriões ou acelgas, por exemplo) que têm um sabor mais delicado também devem ter lugar na gaveta. As prateleiras mais acima do frigorífico são mais frias que a parte de baixo, por isso é onde devem ficar os alimentos menos sensíveis ao frio.

Se traz a fruta do superado em sacos plásticos selados e os coloca diretamente no frigorífico quando chega a casa, saiba que isso não é o ideal. Deve evitar colocar a fruta e os vegetais em sacos e caixas fechadas. Sempre que possível coloque a fruta diretamente na prateleira ou em caixas sem tampa. É importante deixar o ar frio do frigorífico circular. Se precisar mesmo de utilizar sacos, faça alguns furos.

FRESNO, CA - JANUARY 16: Oranges are sprayed with water to melt the ice frozen over them at the Keith A. Nilmeier Farms January 16, 2007 in Fresno, California. An estimated 70% of California's citrus crops have been damaged by a severe cold snap that is bringing below freezing temperatures to California's central valley and is expected to continue through Sunday. (Photo by Justin Sullivan/Getty Images)

Evite lavar a fruta antes de a pôr no frigorífico. Créditos: Justin Sullivan/Getty Images

Antes de colocar a fruta, legumes e vegetais no frigorífico não os lave. A lavagem faz com que fiquem mais húmidos e com o frio do frigorífico, conservam-se menos tempo. Se tiverem terra ou outra sujidade, limpe-os, sacuda um pouco e passe um pano seco. Lave apenas antes de os consumir. A única exceção a esta regra são as alfaces. Lave as folhas de alface inteiras e retire-lhes toda a água com um centrifugador, por exemplo. Depois de retirada a água, envolva as folhas em papel absorvente seco e coloque no frigorífico dentro de um saco.

Brócolos, couve-flor e aipo

Aplique o mesmo princípio aos brócolos e couve-flor, que devem ser guardados com os talos molhados. São dois vegetais que adoram humidade e deve manter os talos embrulhados em papel absorvente ou num pano molhados com água. Os talos de aipo devem ser envolvidos em folha de alumínio ajuda a mantê-los frescos e verdes. Se os guardar tal e qual, perdem o sabor rapidamente e ficam moles.

Alhos e cebolas

O ideal é guardar os alhos e as cebolas num armário, longe da claridade. Se prefere guardá-los no frio (onde duram mais tempo) coloque-os num saco escuro mas não se esqueça de fazer uns furos para que possam “respirar”.

A vendo selling garlic at a market in Manila on August 5, 2014. Philippine inflation shot up to a nearly three-year high of 4.9 percent in July, the government said, when many Filipinos were priced out of food items such as garlic. AFP PHOTO / Jay DIRECTO (Photo credit should read JAY DIRECTO/AFP/Getty Images)

Alhos e cebolas devem ser guardados no escuro. Créditos: JAY DIRECTO/AFP/Getty Images