Um sismo que atingiu os 4,1 na escala de Richter foi registado esta sexta-feira pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O abalo foi sentido às 12h44 (hora local) e foi registado pelas estações da Rede Sísmica do Continente. O epicentro localizou-se a cerca de 80 quilómetros a oeste de Peniche.

“Até à elaboração deste comunicado não foi recebida nenhuma informação confirmando que este sismo tenha sido sentido”, pode ler-se no comunicado do IPMA. “Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados”, acrescenta.

sismopeniche

Fonte: IPMA/Google Maps

O abalo foi sentido em várias zonas do país, incluindo em Lisboa, mas, segundo o IPMA, “não causou danos pessoais ou materiais”.

Em comunicado, o IPMA explica que o abalo “foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) na região de Mafra e em Lisboa”. Testemunhas ouvidas pela Lusa deram conta de que sentiram o abalo em diferentes locais dos distritos de Lisboa e Leiria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com o instituto, o epicentro localizou-se no Canhão da Nazaré. A escala de Richter, que mede a magnitude dos sismos, vai até ao valor 10. Um abalo de 4,1 é considerado ligeiro, de acordo com esta escala.

Um sismo com uma qualificação entre 4,0 e 4,9 na escala de Richter é definido como um “tremor notório de objetos no interior de habitações, ruídos de choque entre objetos. Sismo significativo, mas com danos importantes improváveis”. Ainda assim, trata-se de um sismo com epicentro no mar, pelo que as consequências poderão ser menos graves.

A escala de Mercalli, que avalia a intensidade, vai até XII.

O Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria informou, pouco depois das 13h00, não ter recebido qualquer comunicação.