O The New York Times apontou para 5 de agosto, mas os fãs de Frank Ocean tiveram de esperar mais 15 dias para ouvir o novo álbum daquele que é um dos principais nomes da cena R&B contemporânea. E não, não se chama Boys Don’t Cry, como se fazia prever. Blond – ou Blonde (como aparece para download no iTunes) invadiu a Apple Music no sábado à noite, depois de na sexta-feira Ocean ter deliciado os fãs com 45 minutos de música e vídeo em Endless. E de no sábado ter levantado o véu de Blonde com o vídeo de “Nikes”.

https://twitter.com/fashionkiIIas/status/767080159010664448?lang=en

As 17 músicas que compõem o segundo disco de originais de Frank Ocean – visto pela crítica como um “artista sem medo” – contam com a participação de nomes como Beyoncé, Kanye West, Kendrick Lamar, Pharrell Williams, Jonny Greenwood (Radiohead) ou David Bowie. Conta o The Guardian que a primeira faixa, “Nikes”, presta homenagem a Trayvon Martin, o afro-americano de 17 anos que foi morto por George Zimmerman, nos Estados Unidos, em 2012. Zimmerman era um antigo vigilante de bairro, foi absolvido pelo tribunal norte-americano e o crime acabou por dar origem ao movimento Black Lives Matter.

Quatro anos depois de ter lançado o primeiro disco de originais, Channel Orange (antes disso tinha editado duas mixtapes), Frank Ocean lançou Blonde em versão digital na Apple Music e em versão física em lojas pop-up em Nova Iorque, Chicago, Londres e Los Angeles. É lá que se encontram as referências a Boys Don’t Cry – uma revista de 360 páginas que inclui fotografias tiradas por Frank Ocean, uma entrevista com a mãe, a letra de “The MacDonalds Man”, escrita por Kanye West, entre outros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

À Pitchfork, alguns dos fãs que compraram a versão física do álbum referiram que as músicas enumeradas na revista Boys Don’t Cry são ligeiramente diferentes da versão digital, o que acaba por ir ao encontro de um post misterioso que Ocean fez no seu blogue, onde se lia “tenho duas versões”. No sábado, estimava-se que o artista poderia estar a referir-se ao álbum visual que antecedeu Blonde, o Endless.

Blonde tem horas de existência, mas já é líder de vendas na Apple Music.