O magnata da música que foi responsável pela criação das maiores boys bands da década de 1990 morreu este fim de semana, aos 62 anos, quando cumpria 25 anos de prisão por esquemas fraudulentos. Lou Pearlman era conhecido como o criador de bandas norte-americanas como os Backstreet Boys ou os ‘N Sync, tendo sido também o agente de Aaron Carter, irmão do ex-Backstreet Boys, Nick Carter. As causas da morte, segundo a imprensa internacional, não foram tornadas públicas.

Lou Pearlman era um sucesso da indústria da música até ser acusado e preso, em 2008, por ser o principal responsável por um dos maiores esquemas fraudulentos em pirâmide de sempre. De acordo com o jornal britânico The Guardian, a maior parte das suas vítimas eram amigos ou familiares, bem como reformados na casa dos 70 ou 80 anos. O esquema de Ponzi terá rendido a Pearlman cerca de 300 milhões de dólares, mas o “Big Poppa”, como era chamado, acabaria por ser descoberto, depois de ter fugido para a Indonésia, e sentenciado a 25 anos de prisão.

Depois de ser apanhado, em março de 2008, admitiu ter defraudado milhares de pessoas e cerca de dez bancos em centenas de milhões de dólares ao longo de duas décadas. Quando foi julgado em tribunal, Lou Pearlman limitou-se a dizer “Sim, senhor” no final da leitura das 47 páginas da acusação, admitindo os crimes e acelerando o julgamento. O acordo com o juiz foi o de que, por cada milhão que Lou Pearlman conseguisse devolver a quem tinha roubado, veria a pena reduzida num mês.

Mas o burlão e ex-milionário da indústria musical acabaria por morrer neste sábado, na prisão. Foi ele que criou, em 1993, o quinteto norte-americano composto por Nick Carter, AJ McLean, Howie D, Kevin Richardson e Brian Littrell, conhecidos como os Backstreet Boys, aquela que viria a revelar-se a boys band de maior sucesso de vendas da história, com mais de 130 milhões de discos vendidos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em 1995, Pearlman tentou uma réplica lançando os ‘N Sync. O sucesso não foi o mesmo, mas viria a ser esse o início de Justin Timberlake na ribalta. Gostasse-se ou não do controverso agente, a notícia da sua morte foi assim lamentada por vários dos cantores que viram a sua carreira começar com a ajuda de “Big Poppa”.

É o caso de Justin Timberlake, que diz esperar que Lou Pearlam “encontre alguma paz”:

Ou de Lance Bass, vocalista dos ‘N Sync: “Pode não ter sido um grande homem de negócios, mas eu não estaria a fazer hoje o que amo fazer se não fosse a sua influência. Descansa em paz Lou”.

Também Aaron Carter, o cantor e irmão mais novo de Nick Carter, expressou pesar na mesma rede social.

https://twitter.com/aaroncarter/status/767173596863012866