O embaixador do Iraque em Lisboa foi chamado de urgência a Bagdade pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, avança a Nina News, uma agência noticiosa iraquiana. Um porta-voz daquele ministério informou, em comunicado, que “o ministro chamou o embaixador iraquiano em Portugal para o consultar sobre o incidente com os seus dois filhos”.

A reunião surge na sequência da agressão a Rúben Cavaco, um jovem de Ponte de Sor, pelos filhos do embaixador do Iraque em Portugal. De acordo com este ministério, o governo iraquiano “iniciou uma investigação para conhecer mais detalhes desde incidente e juntar informação veiculada pelos meios de comunicação social”.

Rúben Cavaco, o jovem agredido, tem quinze anos e foi enviado de helicóptero para o Hospital de Santa Maria, onde ainda permanece. Os filhos de Saad Mohammad Ridha foram na altura referidos como os autores da agressão, algo que os próprios confirmaram numa entrevista feita à SIC esta segunda-feira. “Não diria que sou vítima do Rúben ou o Rúben de mim, mas diria que somos todos vítimas das circunstâncias”, diz Heider, um dos filhos do embaixador, na entrevista. E justificaram a situação com “a receita perigosa” que é juntar “jovens”, “álcool” e “saídas à noite”.

Antes da entrevista, no entanto, o governo iraquiano afirmou que os dois jovens agiram em legítima defesa. Num comunicado enviado pela embaixada do Iraque em Lisboa, escrito apenas em árabe, diz-se que os dois irmãos também foram insultados e “severamente agredidos” por “serem árabes e muçulmanos”.

Por serem filhos do embaixador, os dois irmãos gémeos de 17 anos estão debaixo de imunidade diplomática. Ainda assim, Portugal pode pedir o levantamento dessa imunidade para garantir que se faz justiça neste caso, explicou Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros português. “É muito grave que possam estar envolvidas pessoas com imunidade diplomática, porque se trata de um instrumento muito importante do direito internacional que não pode ser pervertido desta forma”, afirmou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR