O trailer do filme Lights Out — Terror na Escuridão, realizado por David F. Sandberg, tornou-se viral nas redes sociais (só no YouTube tem mais de 11 milhões de visualizações) mas está a causar polémica em Espanha.

O excerto do filme de terror é considerado demasiado assustador para ser emitido num horário em que as crianças estejam a ver televisão ou então a sua emissão devia ser acompanhada de um aviso para evitar ferir a suscetibilidade dos mais pequenos. Em Espanha, Toñi Ruiz González, a mãe de uma rapariga de três anos, deixou mesmo um apelo desesperado no Facebook contra a exibição do trailer na cadeia de televisão Antena 3, noticia o jornal El Español. O post já tem mais de 37 mil gostos, 19 mil partilhas e oito mil comentários, com muitos pais a partilharem a posição de Toñi Ruiz González.

Segundo a mãe, Toñi Ruiz González, a filha passou a ter medo do escuro e cada vez que ouve os primeiros segundos da música do anúncio ao filme na televisão “fica muito nervosa, tapa os ouvidos e esconde-se”. O anúncio em questão tem apenas 20 de segundos de duração (ou seja, é mais curto do que o trailer, que tem mais de dois e meio), mas uma psicóloga infantil espanhola já lançou um petição online para evitar que seja emitido em horário infantil.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“As crianças são facilmente impressionáveis. Conteúdos como este podem gerar traumas, mas as notícias que todos os dias aparecem nos telejornais sobre guerras, acidentes rodoviários ou assassinatos também podem”, explicou Gabriel Pozuelo, um psicólogo especialista em casos de ansiedade e depressão ao jornal espanhol.

O filme do sueco David F. Sandberg teve origem numa pequena curta-metragem de baixo orçamento que realizou em 2013, com a mulher como atriz principal. A curta de terror retratava uma mulher que apagava as luzes antes de se deitar, mas sempre que o fazia aparecia uma sombra assustadora e inexplicável.

https://www.youtube.com/watch?v=RJZHx77AS9w

O filme teve um sucesso relativo no festival britânico de filmes de terror Bloody Cuts Horror Challenge. Valeu um prémio de melhor realizador a Sandberg e chamou à atenção de Hollywood. James Wan, dos estúdios Fox, e considerado um dos mestres deste género cinematográfico (realizador de Saw — Enigma Mortal, de 2004, entre outros) gostou do que viu e negociou com o sueco os direitos da sua transformação em longa-metragem.

O resultado final, Lights Out — Terror na Escuridão (2016) não foi, no entanto, tão bem recebido pela crítica quanto a curta-metragem em que se baseia. Jordan Hoffman, no jornal The Guardian, apenas lhe conferiu duas estrelas (em cinco possíveis). “O conceito de sobrenatural subdesenvolvido [do filme] nem sequer vai dar um bom pesadelo às crianças”, considera Hoffman.

David Edelstein considera o filme globalmente “fraco”, mas acha que parte de uma boa ideia: com as luzes acesas nada acontece, com as luzes apagadas surge uma criatura assustadora.

“As crianças pequenas podem gostar dele: é chocante para quem vê um primeiro filme deste tipo. Mas mais ninguém terá de dormir com as luzes acesas”, escreve o crítico de cinema da revista New York.