Vem aí o iPhone 7 e a Apple promete continuar a inovar para conseguir manter os clientes interessados. E a captação de interesse será fundamental, já que este será o primeiro dispositivo da marca a ser lançado depois da primeira quebra nas vendas desde que o smartphone foi lançado.

Pela primeira vez desde 2007, o ano em que a Apple colocou no mercado o primeiro iPhone, a venda de telemóveis da marca ficou aquém do período homólogo do ano passado. Esta queda de venda nos dispositivos móveis 32% representou uma quebra de 13% nas receitas da empresa. Apesar da quebra nas vendas, isso não travou a marca americana de vender 51 milhões de smartphones.

O Independent fez esta terça-feira uma lista com os rumores mais credíveis sobre o novo iPhone.

O nome

Já muito se debateu sobre o nome que receberia o novo iPhone. As primeiras suspeitas apontavam que este devia receber uma nomenclatura totalmente nova, já que o dispositivo não deve ser muito diferente do iPhone 6 S.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As teorias afirmavam então que a marca devia inovar no nome para evitar críticas de falta de criatividade.

No entanto, já foi revelado que o novo smartphone da marca se chamará mesmo iPhone 7, mantendo a tradição da marca.

SAN ANSELMO, CA - JANUARY 27: An Apple iPhone sits on a box on January 27, 2015 in San Anselmo, California. Apple Inc. reported huge first quarter earnings that were fueled by strong iPhone sales with revenue of $74.6 billion compared to $57.6 billion one year ago. (Photo Illustration by Justin Sullivan/Getty Images)

(Justin Sullivan/Getty Images)

A data de lançamento

Ainda não foi anunciada uma data para o lançamento do novo dispositivo, mas o Independent relembra que por norma a Apple lança os seus produtos sempre por volta dos mesmo dias.

A aposta do jornal inglês para o lançamento do novo modelo da gigante tecnológica é o dia 7 de setembro, depois de um fim-de-semana prolongado nos Estados Unidos da América pelo Labor Day.

No entanto, a empresa criada por Steve Jobs pode optar por alterar a data de lançamento. Tudo deverá ser divulgado quando começarem a ser enviados os convites para a imprensa, que normalmente são distribuídos no final de agosto.

Telemóvel mais resistente e à prova de água

É comum conhecer alguém que já tenha partido o ecrã do seu iPhone. Há até quem já o tenha partido mais do que uma vez. Por isso existem rumores de que a Apple está a tentar utilizar materiais mais resistentes, bem como um ecrã menos propício a riscos e a quebrar-se.

E poderá também surgir um iPhone que seja à prova de água, como já acontece com vários outros telemóveis de marcas rivais. Para esta nova característica podem contribuir a supressão do botão de “home” físico e também o fim da entrada de jack para headphones.

Mas essa nova faceta do dispositivo — a resistência à água — pode ser omitida durante a campanha de publicidade da marca, diz o Independent.

iphone-1067991_960_720

O fim do botão de “home” físico

É um desejo antigo e parece que a Apple está a entrar no caminho para o satisfazer.

O botão ainda estará no sítio habitual (na parte debaixo do ecrã, ao meio) mas já não se deve carregar nele. Deve utilizar um sistema em que basta colocar o dedo sobre o espaço destinado e o sistema reconhecerá a intenção do utilizador de usar aquela aplicação.

Este é mais um passo em direção ao ecrã que ocupe totalmente a parte da frente do dispositivo.

O fim dos headphones com fio

Esta é provavelmente uma das mais importantes previsões feitas pelo Independent e talvez a mais polémica, caso se verifique.

Como afirma este artigo do jornal inglês, o novo iPhone 7 não terá uma entrada para fio de headphones. Esta novidade poderá permitir à Apple criar um telemóvel mais fino e resistente à água.

SAN FRANCISCO, CA - SEPTEMBER 12: Apple Vice President of iPod and iPhone Product Marketing Greg Joswiak, announces new Apple earphones called EarPods during an Apple special event at the Yerba Buena Center for the Arts on September 12, 2012 in San Francisco, California. Apple announced the iPhone 5, the latest version of the popular smart phone as well as new updated versions of the iPod Nano, Shuffle and Touch. (Photo by Justin Sullivan/Getty Images)

Greg Joswiak, durante a apresentação dos phones da Apple chamados EarPods, em 2012. (Justin Sullivan/Getty Images)

Os headphones deverão ser ligados à entrada utilizada para carregar o telemóvel, mas, de preferência, a marca vai incitar aos utilizadores a optarem por phones com ligação sem fios.

Esta novidade levanta duas questões: como serão os phones que virão juntamente com telemóvel? E será que os antigos auscultadores se tornarão obsoletos, ou a empresa vai criar adaptadores?

A câmara dual-lens

Algumas fotografias que têm sido divulgadas na Internet mostram um espaço para a câmara mais alongado, o que tem feito surgir rumores de que o novo dispositivo da marca vai ter uma câmara fotográfica dual-lens.

Esta ferramenta pode melhorar bastante a qualidade das fotografias, mas deve ser exclusivo a um modelo do telemóvel maior do que os outros, já que o hardware necessário para instalar este tipo de câmaras requer espaço.

O fim das linhas de antena

Estão presentes em todos os telemóveis da marca e até ao momento eram consideradas como essenciais para o funcionamento dos dispositivos.

Os utilizadores e especialistas suspeitavam, até agora, que estas linhas eram responsáveis por permitir a transmissão de dados.

Caso o desaparecimento destas linhas se verifique, o novo iPhone poderá ter o fundo todo da mesma cor.

IPhone_5S_wordmark

As linhas de antena na parte de trás do iPhone.

Cor

Continuando com o aspeto discutido no último ponto, a Apple pode estar a desenvolver novas cores para os seus telemóveis — e recuperar cores antigas.

Os iPhone 6 e 6s tinham apenas quatro possibilidades de cor: Prateado, Space Grey (um cinzento-escuro), dourado e cor-de-rosa-dourado.

Agora a Apple pode recuperar os telemóveis pretos que marcaram o início dos telemóveis e ainda introduzir um telemóvel azul-escuro.

iPhone6s-4Color-RedFish-PR-PRINT

Palete de cores disponíveis para o iPhone 6S.

iOS 10

O novo iPhone correrá com o mais recente sistema operativo desenvolvido pela Apple: o iOS 10. Apresenta algumas mudanças de fundo em relação à versão 9 mas ainda não foram reveladas todas as novidades. Uma coisa é certa: será disponibilizado gratuitamente para todos os utilizadores. A versão beta (de teste) já está disponível.

Capacidade de armazenamento

A Apple deve aumentar o espaço de armazenamento que cada telemóvel possui, devendo ser disponibilizadas versões de 32, 64 e 128 Gigabytes.

Preço

O preço do novo telemóvel deverá seguir o mesmo caminho que os modelos anteriores: ocupará o escalão mais alto, agora ocupado pelo iPhone 6s, e este deve diminuir o seu custo.

Os preços vão variar dependendo das capacidades do telemóvel: os mais baratos — com menos memória e mais pequenos — devem custar cerca de 600 euros, enquanto os mais caros — com mais memória e um maior ecrã — devem custar à volta dos 800.