Paris, uma das cidades mais visitadas e procuradas da Europa, sofreu um perda de 750 milhões de euros no turismo. Os ataques terroristas afastaram milhares de pessoas da capital francesa. Os representantes do setor turismo afirmam que precisam de um novo plano de investimento para salvar a industria do turismo na região de Paris, que sofreu também várias greves e cheias.

“É altura de perceber que o setor do está a passar por uma crise”, confessou à Reuters o responsável pelo turismo na região de Paris, Frederic Valletoux. As visitas ao Arco do Triunfo caíram mais de um terço na primeira metade de 2016 comparando com o mesmo período do ano anterior. O Grand Palais teve uma queda de quase 44% nas visitas e o Palácio de Versalhes de 20%.

“Os hotéis já andam a despedir pessoas, apesar de não o dizerem. Esta indústria está de joelhos e precisa de ajuda rápida”, afirmou o gestor de uma empresa de gestão turística, a MKG, Georges Panayotis. As receitas nos hotéis caíram 15% neste verão.

O número de turistas provenientes do Japão baixou para metade, comparando com 2015, sendo que os russos e os chineses também começaram a procurar menos a capital francesa. O turismo representa cerca de 7% do produto interno bruto francês e Paris recebe 16 milhões de turistas por ano. França é dos países mais visitados do mundo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR