O caso em questão não é novo, mas o vídeo apenas foi divulgado esta segunda-feira. Nestas imagens captadas em 2014, é possível ver um polícia de Los Angeles — Richard Garcia — a pontapear e a socar um homem – Clinton Alford Jr. — durante uma operação policial. As agressões por parte do polícia acontecem já depois de Alford estar estendido no chão e controlado por outros agentes da autoridade.

O vídeo foi várias vezes referido e utilizado pelo departamento da polícia de LA e pelos procuradores para criticar as ações de Garcia. Porém, o departamento recusou-se sempre a tornar o vídeo público.

No entanto, o L.A. Times conseguiu ter acesso ao vídeo, reproduzido abaixo.

O vídeo pode conter imagens que alguns leitores podem considerar traumáticas.

https://www.youtube.com/watch?v=c9wnDkLEMKo

Quando foi julgado, Richard Garcia declarou-se culpado e o procurador ofereceu-lhe um acordo em que, para evitar tempo de prisão, o polícia teve de completar serviço comunitário, manter-se afastado de Alford e doar 500 dólares para a caridade até maio de 2017.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Depois de divulgado o vídeo, muitas pessoas contestaram a pena que foi aplicada ao agente Garcia. “Se este caso não mereceu uma penalização mais séria, o que merece?”, questiona Peter Bibring, advogado para a União das Liberdades Civis Americanas do sul da Califórnia.

Bibring põe ainda em causa a competência da procuradora de Los Angeles, Jackie Lacey, e do seu gabinete quando se trata de responsabilizar polícias.

Garcia foi enviado para casa e ainda não voltou a trabalhar no terreno desde o incidente. Os outros três agentes envolvidos na detenção de Alford entretanto deixaram a polícia de Los Angeles.