Criador de modelos emblemáticos para marcas italianas como a Ferrari ou a Maserati, numa altura em que ainda liderava o centro italiano de design Pininfarina, Ken Okuyama está de regresso. Agora, em nome próprio, com um superdesportivo a que deu o nome de Kode57.

Apresentado durante aquela que é considerada por muitos como a semana dos veículos motorizados em Monterey, na Califórnia, EUA – mercê da realização do Concurso de Elegância de Pebble Beach, assim como do encontro anual The Quail –, esta espécie de devaneio de Okuyama tem na base um V12 6,0 litros, a debitar qualquer coisa como 600 cv de potência.

Construído em conjunto com o famoso preparador de modelos da Ferrari, a Novitec Rosso, é esta mesma empresa que assegura ser não só possível aumentar ainda mais a potência do V12, como também ajustar a suspensão em função das preferências do cliente. O facto de a suspensão ser regulável permite, por exemplo, aumentar a distância ao solo até 45 mm, de forma a tornar mais fácil, quer o estacionamento quer a condução em cidade.

Já no interior do habitáculo, nem mesmo o facto de se tratar de um superdesportivo impedirá o Kode57 de vir a ser, segundo o seu criador, a materialização do luxo. Nomeadamente, através da utilização intensiva da pele e da camurça, sem esquecer soluções mais “vulgares” como o ar condicionado, os bancos eléctricos ou o volante regulável.

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Finalmente e quanto ao nome, Kode57, Okuyama afirma ter sido inspirado no ano de 1957, um “ano icónico em que muitos modelos lendários nasceram e o desporto automóvel ganhou um forte impulso”.

O designer japonês garante ainda que o Kode57 está pronto para passar à produção, sendo que não deverão ser produzidas mais que cinco unidades. Uma das quais, aliás, já com dono certo: o antigo campeão do mundo de pesos pesados em boxe, Floyd Mayweather.

De resto, também o preço acaba por colocar este supercarro num patamar só ao alcance de alguns mortais: 2,2 milhões de euros é o valor pedido pelo “devaneio” de Ken Okuyama.